Procurar por:
Graciele pede instalação de cercas na UBS do bairro Palmeiras

A vereadora Professora Graciele (PT), aprovou, por meio de indicação, a solicitação ao executivo da implantação de cerca nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Palmeiras.

“Solicitamos a instalação da cerca na UBS do bairro Palmeiras, com o objetivo de garantir segurança e proteção dos servidores e usuários daquela unidade de saúde. Esse é um pedido dos próprios moradores da região que nos procuraram com essa demanda”, afirmou a vereadora.

O pedido foi aprovado durante a 19ª sessão ordinária e segue agora ao executivo municipal.

Durante a sessão, a vereadora homenageou com o título de Cidadão Sinopense Honorário o Professor Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira.

Graciele solicita melhorias no bairro Jardim Araguaia

A vereadora Professora Graciele (PT) solicitou, por meio de indicação, melhorias para o bairro Jardim Araguaia. As demandas apresentadas pela parlamentar foram direcionadas à pasta de Esporte, Obras e Trânsito.

Graciele apontou a necessidade de instalar um parquinho infantil e de construir uma academia ao ar livre na esquina entre as avenidas Barra do Garças e Pontal de Araguaia.

Em outra indicação, ainda buscando melhorias para a mesma região, a vereadora cobrou a limpeza da área e do perímetro da rotatória localizada entre as avenidas, bem como a pintura de sinalização, instalação de placas de trânsito e construção de faixa elevada no local.

“Nossas duas indicações atendem pedidos da população que mora no bairro Jardim Araguaia, e deseja ter um espaço para a realização de exercícios físicos e área de lazer. Bem como, a sinalização do cruzamento entre as avenidas Barra do Garças e Pontal de Araguaia, possibilitando maior segurança para os munícipes que ali trafegam”, afirmou Graciele.

Os pedidos foram aprovados durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop e segue agora ao executivo municipal.

BIOGRAFIA

Graciele Marques dos Santos é Professora da Educação Básica e do Ensino Superior, natural de Iporã/PR, nascida em 24 de junho de 1985, filha de Antonio José dos Santos e Vilma Marques de Oliveira Silva, mãe de Eric Bruno dos Santos Farias.

Quando sua família veio para Sinop ela tinha apenas três anos de idade. Sua infância se dividiu entre as vivencias em bairros periféricos do município e em sítios onde a família trabalhou.

Realizou toda a educação básica em escolas públicas de Sinop e trabalha desde os 12 anos de idade.  Já trabalhou de empregada doméstica, de babá, de serviços gerais em serralheria, de zeladora, esteticista, auxiliar de professora, trabalhou ainda na diretoria de juventude do município, no cerimonial da prefeitura e atualmente exerce a função de professora concursada da Rede Estadual de Educação Básica e como professora contratada do Ensino Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Foi a primeira pessoa de sua família a ingressar em um curso de ensino superior, realizando o curso de Pedagogia na UNEMAT, campus de Sinop. No mesmo campus também realizou um Especialização em Docência no Ensino Superior. Ainda na UNEMAT, realizou um Mestrado em Educação no campus de Cáceres/MT. Durante o período que esteve em Cáceres para realizar o mestrado também desenvolveu e participou de projetos junto às periferias daquele município através do Centro de Referência em Direitos Humanos da UNEMAT.

Desde sua pré-adolescência atua em projetos sociais, iniciando suas experiências com atuação em grupos de jovens em igrejas, em seguida em uma ONG que desenvolvia projetos com adolescentes das periferias de Sinop para mantê-los longe das ruas e incentivá-los a estudar. Atuou em várias ações junto ao movimento negro, movimento de mulheres, movimentos de juventude, movimentos culturais, movimentos em prol da educação pública e gratuita, entre outros. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNEMAT.

É sindicalizada ao Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso-SINTEP e à Associação dos Docentes da Unemat – ADUNEMAT, faz parte do Coletivo Sinop Para Elas e através desses desempenha sua luta em favor da valorização e respeito às mulheres, em favor da educação de qualidade e em defesa das minorias.

Em 2020 foi eleita vereadora de Sinop pelo Partido dos Trabalhadores, com 1122 votos, tornando-se a única mulher a compor o legislativo para a Legislatura 2021-2024.

Nas eleições de 2022 concorreu ao cargo de Deputada Estadual pelo Estado de Mato Grosso, recebendo 7580 votos.

Graciele solicita recapeamento de avenida no bairro Jardim Araguaia

A necessidade de realizar o recapeamento asfáltico da Avenida Amélia e Pantanal, do bairro Jardim Araguaia, foi apontado por meio de indicação pela vareadora Professora Graciele (PT). O pedido foi direcionado às pastas de Obras e Trânsito.

“Solicitamos ao executivo o recapeamento de duas avenidas do bairro Jardim Araguaia, que se encontram bastante danificadas, com intuito de evitar acidentes e prejuízos aos munícipes, e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região”, justificou a vereadora.

Em outra indicação, também voltada para a área do trânsito, Graciele solicitou a construção de faixa elevada na rotatória da praça Luis Otávio Loureuro de Carvalho, em frente a Paraná Materiais de Construção.

As indicações foram aprovadas durante a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (29).

Durante a sessão, a vereadora apresentou ainda um requerimento, pedindo à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, informações a respeito dos docentes das escolas municipais de ensino infantil que lecionam Língua Inglesa. A parlamentar quer saber quanto professores atuam no ensino da língua, qual a formação e em quais escolas eles atuam atualmente.

Graciele solicita reforma em quadra da Escola Nossa Senhora da Glória

A vereadora Professora Graciele (PT) apresentou duas demandas ao Executivo Estadual durante a 15ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (22). Os pedidos são direcionados às pastas de Infraestrutura, Educação e Esporte.

Por meio de indicação, a vereadora solicitou a realização de uma reforma na quadra poliesportiva da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, localizada no bairro Alto da Glória.

“A quadra poliesportiva é um espaço importante na escola, sendo utilizado para a prática da educação física, esportes, momentos de recreação. Por isso solicitamos a reforma urgente desse espaço da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, que atualmente está bastante deteriorada, com objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida para os estudantes e os servidores poderem desenvolver um trabalho com qualidade”, justificou a vereadora.

Em outra indicação, a parlamentar solicitou a limpeza das laterais da Rodovia MT-222, entre o Residencial Aquarela Brasil e a Ponte. De acordo com a vereadora, a via é utilizada diariamente para atividades físicas, necessitando da limpeza do matagal alto.

As matérias foram aprovadas e encaminhadas ao Poder Executivo do Estado.

Graciele solicita iluminação pública em trecho da Av. Bruno Martini

A vereadora Professora Graciele (PT) aprovou duas indicações durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (15). As demandas são direcionadas para as pastas de Obras e Saúde.

Para a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a parlamentar solicitou a instalação de iluminação pública na Avenida Bruno Martini, no trecho próximo ao Aeroporto Municipal.

“A instalação nesse trecho se faz necessário porque no momento se encontra totalmente sem iluminação, com elevado perigo aos munícipes que trafegam pelo local”, afirmou a parlamentar.

Em outra indicação, essa direcionada à Secretaria Municipal de Saúde, Graciele pediu que sejam instalados ares-condicionados na Unidade Básica de Saúde Endira Pichler. A solicitação é uma demanda dos pacientes que utilizam a unidade.

Por meio de requerimento, a vereadora solicitou do Poder Executivo informações a respeito do excesso de arrecadação e superavit financeiro no ano de 2022. A parlamentar quer saber de que modo esses recursos foram aplicados e as áreas que foram estabelecidas como prioritárias para reforço orçamentário pelo Prefeito de Sinop. Em outro requerimento, Graciele cobrou também informações a respeito de contratos da gestão municipal.

Graciele sugere disponibilizar banheiros e bebedouro no entorno do Gigante do Norte

Por meio de indicação, a vereadora Professora Graciele (PT) sugeriu ao poder executivo, a necessidade de disponibilizar banheiro e bebedouro no entorno do Estádio Municipal Massami Uriu, conhecido como Gigante do Norte.

“O intuito de nossa indicação é melhorar a qualidade de vida da população, facilitando a prática de esportes e lazer. Muitas pessoas utilizam o entorno do estádio para praticar atividades físicas, caminhadas, e a disponibilização de bebedouros e banheiro trariam benefícios para essa população”, afirmou a vereadora.

Em outra indicação, a vereadora solicitou o recapeamento asfáltico no cruzamento da Rua Paulo Alberto Pan com a Rua Cabo Manoel Agostinho Nascimento, no bairro Jardim Boa Esperança.

As matérias foram aprovadas durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (08), e segue agora para o executivo municipal.

Projeto cria “botão do pânico” para combater violência contra mulheres

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, em primeira e única votação, o Projeto de Lei de autoria do vereador Célio Garcia (União) e da vereadora Professora Graciele (PT), que institui o chamado “Botão do Pânico” à mulheres vítimas de violência, com medida protetiva. O Projeto, aprovado por unanimidade, segue agora para sanção do Prefeito.

De acordo com o projeto aprovado, o funcionamento do dispositivo será realizado através de ações integradas do Poder Executivo, com o Poder Judiciário, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop e o 11º Batalhão da Polícia Militar/MT. Ao ser acionado por uma mulher em risco de ser agredida, um alarme será acionado na Unidade Policial mais próxima, que deslocará imediatamente uma viatura para atender a ocorrência.

“Essa Lei tem como objetivo dar atendimento emergencial e prioritário às mulheres vítimas de violência doméstica que possuam a medida protetiva e estejam sob grave risco. O Botão do Pânico será concedido a vítimas de violência doméstica por meio de decisão judicial. Quando o Botão do Pânico é acionado, a Central da Polícia Militar, detecta a posição geográfica atual da vítima e grava áudio do ambiente onde o celular se encontra, quando a ocorrência é aberta. Ao receber o chamado, a Central da Polícia Militar encaminhará a viatura mais próxima disponível ao local e transmitirá, aos agentes responsáveis, todas as informações necessárias para a realização do atendimento”, explicou o vereador Célio Garcia.

Para a vereadora autora, Professora Graciele, a implantação desse recurso será uma importante medida na prevenção da violência doméstica. “O botão do Pânico é uma medida importante para a prevenção da violência doméstica, pois permitirá que as mulheres solicitem imediatamente ajuda em caso de ameaça ou agressão. Além disso, este projeto também pode contribuir através da sensibilização sobre a importância de combater a violência contra as mulheres. A violência doméstica é uma questão grave e complexa que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É hora de agirmos e tomar medidas concretas para proteger as mulheres vítimas de violência.”, afirmou.

O Projeto foi aprovado durante a 5ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (13), no Plenário Jorge Abreu.

Graciele solicita transporte para alunos da Escola Paulo Freire

A necessidade de disponibilizar transporte para os alunos da Escola Estadual Paulo Freire, foi apontada pela vereadora Professora Graciele (PT), por meio de indicação, durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (06).

De acordo com a parlamentar, os alunos estão sem transportes e acabam sendo prejudicados em seu aprendizado. “Fizemos uma indicação para que o executivo crie uma parceria com o Gov. do Estado para que os alunos tenham o transporte garantido e em dialogo com o prefeito, solicitamos que seja cobrado do Estado uma maior celeridade na reforma da escola, garantindo o bem-estar de seus estudantes”, afirmou a vereadora.

Em outra indicação, a parlamentar cobrou a substituição das cadeiras odontológicas da Unidade Básica de Saúde Rui Fernando Barbosa, visando retomar os atendimentos odontológicos na UBS.

Ainda durante a 4ª sessão ordinária, Graciele homenageou, com uma Moção de Aplausos, a Sra. Mitsu Castilho de Carvalho e o Sr. Renato Costa Lima, em razão do intenso trabalho realizado em benefício da alimentação saudável no município.

As matérias foram aprovadas e encaminhadas para o executivo municipal.

Graciele preside Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Com objetivo de homenagear e destacar a importância feminina na construção da sociedade sinopense, a Câmara Municipal de Sinop realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta quarta-feira (08). A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), única representante mulher na atual legislatura e, homenageou 15 mulheres com o prêmio Mulheres Destaque de Sinop de 2023, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.

O Prêmio Mulheres Destaque de Sinop é entregue anualmente pelo Legislativo, como forma de homenagear às mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, programas, projetos sociais e trabalhos beneficentes no município.

“O Prêmio Mulheres Destaque é previsto em lei e cada vereador indica uma mulher para ser homenageada. A honraria é entregue durante a sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher. Tivemos mulheres de vários setores da sociedade que foram homenageadas, seja do setor público, privado, movimentos sociais, igrejas… então essas 15 mulheres representam todas as sinopenses nessa homenagem da Câmara Municipal”, ressaltou o presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL).

Entre as mulheres homenageadas está a Irmã Ana Maria da Silva, religiosa da Congregação das Filhas de São Camilo, que destacou a emoção de receber o prêmio. “Fico muito feliz de receber essa homenagem. A participação das mulheres hoje na sociedade é muito grande, em todos os setores, e por isso é importante esse reconhecimento”, destacou.

A professora Clarianna Martins, membro do Coletivo Sinop Para Elas, também foi homenageada, e lembrou que o 8 de março é, sobretudo, uma data para lembrar a luta das mulheres. “Nesse dia Internacional das Mulheres, mais do que parabéns, nós precisamos de projetos de Lei, de políticas públicas que nos possibilitem sobreviver em uma cidade mais adequada para as mulheres. Queremos que se coloquem as mulheres como prioridade nos programas de habitação, de reinserção no mercado de trabalho, que sejam criadas políticas públicas de acolhimento à todas as mulheres, que são parte significativa da nossa sociedade, afinal, somos metade da sociedade, a outra metade são nossos filhos”, afirmou.

Já a homenageada Mercedes Isabel Aparecida Bueno falou da emoção de receber o prêmio. “Foi maravilhoso, emocionante. Estamos aqui representando todas as mulheres de Sinop, e é muito gratificante receber essa homenagem e esse reconhecimento da Câmara Municipal.”

Também receberam a premiação as Senhoras Maria Lucia Fimo da Costa, Eugenia Maria Correa Cardoso, Emiliana Serapilha Mancuso Nicolau, Hilda Braga Hortência de Oliveira, Terezinha Pizani da Silva, Dirce Maria Zortea Antoniolli, Vitória Dias Moreira, Maria Cecília Teixeira de Carvalho Bruno, Rosalina da Silva, Leonir Maria de Carvalho Pedro, Decidia Moreira de Sousa e Erineia Santana de Lima Tunes.

A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), que atualmente é a única mulher que compõe o Parlamento municipal. Desde que o Poder Legislativo foi instituído em Sinop, em 1983, 15 mulheres passaram pela Câmara, nove delas foram eleitas para os cargos.

A vereadora lembrou o simbolismo presente na data. “O dia 8 de Março não começa agora, e não é apenas um mês para homenagear as mulheres. Tem uma simbologia muito forte que marca a luta das mulheres. É uma luta por vida digna, por direito humano, pelos direitos das mulheres. É essa luta precisa ser lembrada não só hoje, mas sempre”, afirmou. “Enquanto única mulher da Câmara, eu entendo que devemos ampliar muito a participação feminina ainda, a ocupação delas em todos os espaços, aumentar o respeito no trato com as mulheres. Essa sessão é uma forma de dizer da nossa gratidão e do nosso reconhecimento pelo importante trabalho desenvolvido pelas mulheres na nossa cidade e, reforçar o nosso compromisso quanto legislativo para a promoção de políticas públicas para as mulheres”, concluiu a vereadora Graciele.

Durante a sessão também foram homenageadas as servidoras da Câmara Municipal de Sinop, pelo trabalho que desempenham diariamente na Casa de Leis. Jaqueline Juelg é a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária-Geral, e salientou a importância da celebração. “Foi uma tarde muito especial para nós mulheres aqui da Câmara porque, além da entrega do Prêmio Mulheres Destaques de Sinop que ocorre todos os anos, foi feita uma homenagem para nós, servidoras do legislativo. Foi uma homenagem muito importante e bonita, e esta é uma forma de reconhecimento para nós, pelo trabalho que desenvolvemos e pelas nossas contribuições para a Casa de Leis”, afirmou.