Procurar por:
Projeto de Graciele que visa o fornecimento de água potável em eventos de grande porte é aprovado

A Câmara Municipal de Sinop aprovou o Projeto de Lei que torna obrigatório o fornecimento de água potável em shows e eventos de grande porte no município. A proposta é de autoria da vereadora Professora Graciele (PT).

A Lei prevê que eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, com plateia esperada superior a 5.000 (cinco mil) pessoas, realizados em todo o território municipal, ficam obrigados a disponibilizar água, que se enquadre nos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano, gratuitamente para o público participante.

“Este projeto de lei surge com o propósito de resguardar a segurança e o bem-estar dos nossos munícipes ao participar de eventos de grande porte, visando evitar incidentes lamentáveis, como a morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, vítima de exaustão provocada pelo forte calor durante um show da cantora norte-americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado. Destaca-se a importância desta legislação para a cidade de Sinop, pois sabemos das condições climáticas extremamente quentes em algumas épocas do ano. O acesso facilitado à água em eventos assume um papel ainda mais crucial nesse contexto, contribuindo não apenas para a segurança e o conforto dos participantes, mas também para a preservação da saúde em um ambiente propenso a altas temperaturas”, justificou a parlamentar.

O Projeto foi aprovado durante a 6ª sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (19), e segue agora para sanção do executivo municipal.

É de autoria de Graciele também o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sinop a Semana de Conscientização do Voto Juvenil.

A campanha proposta, a ser celebrada anualmente na última semana de março, tem como objetivo promover a participação política e cívica dos jovens a partir dos 16 anos no processo eleitoral, estimulando a reflexão sobre a importância do exercício do voto como instrumento de construção democrática.

Por meio de indicação, a vereadora solicitou a pavimentação asfáltica das Ruas 1, 2, 3, 4 e 5 do bairro Bom Jardim, e a instalação de postes de iluminação na BR-163, entre o bairro Jardim Safira e o viaduto do bairro São Cristóvão.

Reforma Administrativa em Sinop: vereadora Profa. Graciele defende os direitos dos servidores públicos

Nas últimas semanas, um assunto tem sido amplamente discutido no município de Sinop: a Reforma Administrativa.

Em um primeiro momento, o poder executivo apresentou uma minuta que, conforme avaliação dos servidores e sindicatos, prejudicaria a classe. No início da elaboração da Reforma, a vereadora Professora Graciele (PT) havia protocolado um ofício solicitando a participação da Comissão de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP) nas discussões, mas não foi acatado.

“A minuta recebida era muito prejudicial à classe dos servidores públicos. Nós rejeitamos essa minuta, dialogamos com os servidores, participamos de assembleias sindicais para dizer que não queríamos. Agora começa um novo processo de discussão de Reforma Administrativa para todas as áreas”, esclareceu a vereadora.

A partir de agora, inicia-se um novo processo de discussão para apresentar uma nova proposta de Reforma Administrativa. Tão logo essa discussão termine e o projeto for apresentado, os servidores poderão avaliar e apresentar suas opiniões.

As discussões referentes à alteração dos Planos PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e PCCV (Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos) ficarão de fora dessa reforma administrativa.

“Os PCCS e PCCV são situações mais complexas que serão discutidas com mais calma pelos próprios profissionais durante o ano de 2025. Temos profissionais capacitados em Sinop para discutir qual o plano de carreira ideal, e essas discussões serão feitas com o devido cuidado no próximo ano”, concluiu a vereadora Professora Graciele.

A pedido da parlamentar, o espaço da tribuna livre foi ocupado durante as últimas duas sessões ordinárias por representantes sindicais para explanar sobre a reforma administrativa. Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, e Adriano Marlon Perotti , presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop ocuparam o espaço para transmitir aos vereadores e à sociedade sinopense a visão dos servidores quanto à reforma administrativa.