BIOGRAFIA
Graciele Marques dos Santos é Professora da Educação Básica e do Ensino Superior, natural de Iporã/PR, nascida em 24 de junho de 1985, filha de Antonio José dos Santos e Vilma Marques de Oliveira Silva, mãe de Eric Bruno dos Santos Farias.
Quando sua família veio para Sinop ela tinha apenas três anos de idade. Sua infância se dividiu entre as vivencias em bairros periféricos do município e em sítios onde a família trabalhou.
Realizou toda a educação básica em escolas públicas de Sinop e trabalha desde os 12 anos de idade. Já trabalhou de empregada doméstica, de babá, de serviços gerais em serralheria, de zeladora, esteticista, auxiliar de professora, trabalhou ainda na diretoria de juventude do município, no cerimonial da prefeitura e atualmente exerce a função de professora concursada da Rede Estadual de Educação Básica e como professora contratada do Ensino Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Foi a primeira pessoa de sua família a ingressar em um curso de ensino superior, realizando o curso de Pedagogia na UNEMAT, campus de Sinop. No mesmo campus também realizou um Especialização em Docência no Ensino Superior. Ainda na UNEMAT, realizou um Mestrado em Educação no campus de Cáceres/MT. Durante o período que esteve em Cáceres para realizar o mestrado também desenvolveu e participou de projetos junto às periferias daquele município através do Centro de Referência em Direitos Humanos da UNEMAT.
Desde sua pré-adolescência atua em projetos sociais, iniciando suas experiências com atuação em grupos de jovens em igrejas, em seguida em uma ONG que desenvolvia projetos com adolescentes das periferias de Sinop para mantê-los longe das ruas e incentivá-los a estudar. Atuou em várias ações junto ao movimento negro, movimento de mulheres, movimentos de juventude, movimentos culturais, movimentos em prol da educação pública e gratuita, entre outros. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNEMAT.
É sindicalizada ao Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso-SINTEP e à Associação dos Docentes da Unemat – ADUNEMAT, faz parte do Coletivo Sinop Para Elas e através desses desempenha sua luta em favor da valorização e respeito às mulheres, em favor da educação de qualidade e em defesa das minorias.
Em 2020 foi eleita vereadora de Sinop pelo Partido dos Trabalhadores, com 1122 votos, tornando-se a única mulher a compor o legislativo para a Legislatura 2021-2024.
Nas eleições de 2022 concorreu ao cargo de Deputada Estadual pelo Estado de Mato Grosso, recebendo 7580 votos.