Audiência Pública debate Juventudes e Culturas Periféricas com Dep. Renato Freitas (PT-PR)

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Sinop foi palco de um importante debate para nossa população, na Audiência Publica com o tema “Juventudes e Culturas Periféricas”.  Organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social, e presidido pela vereadora Professora Graciele (PT), o encontro aconteceu no plenário da casa legislativa, reunindo membros da comunidade, jovens e autoridades para discutir os desafios enfrentados pelas culturas periféricas na cidade.

O objetivo principal foi estabelecer um diálogo aberto e produtivo para explorar as dinâmicas culturais que influenciam as regiões periféricas da cidade e buscar a criação de políticas públicas para a juventude.

O destaque da noite foi a participação do Deputado Estadual do Paraná, Renato Freitas (PT-PR), conhecido por sua defesa nas questões sociais e culturais. Freitas ressaltou a necessidade de valorizar as culturas emergentes das periferias, contou sobre a sua experiência enquanto parlamentar e a necessidade da união da juventude trabalhadora nos espaços de poder.

Cláudia Queiroz, analista do Sistema Sócio Educativo e assistente social, também falou sobre a importância de integrar a juventude no reconhecimento e valorização das suas culturas locais. “Precisamos levar para os adolescentes informações sobre a cultura, o que existe na cidade e quais seus espaços, e aqui no debate, conseguimos discutir sobre isso”, comentou Cláudia.

Durante o evento, foram debatidos temas críticos como o acesso à educação, segurança pública, oportunidades de emprego e a valorização das expressões culturais. Os participantes enfatizaram a importância de desenvolver políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades para os jovens dessas áreas.

A audiência foi também uma plataforma para os jovens compartilharem suas experiências e propostas. Com atrações musicais, grafite, batalhas de rima, e muitos debates, o encontro marcou um passo importante na construção de um diálogo mais inclusivo e na busca por soluções que atendam às necessidades das juventudes periférica.