Em Brasília, vereadora Graciele se encontra com Presidente Lula e participa de lançamento de nova fase do Minha Casa, Minha Vida
Cumprindo agenda em Brasília, a vereadora de Sinop, Professora Graciele (PT), participou esta semana da primeira seleção de propostas para a Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. Em evento no Palácio da Alvorada, a parlamentar encontrou-se com o Presidente Lula e se reuniu com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho para encaminhar demandas do município.
“É um dia histórico para o Brasil, em que serão beneficiadas famílias com renda de até dois salários-mínimos. Serão mais 187,5 mil novas unidades habitacionais no Brasil, 2500 em nosso Estado, beneficiando de fato as famílias que mais precisam”, afirmou a vereadora Graciele.
De acordo com o governo, serão construídos mais 1.200 empreendimentos em 560 municípios do país, beneficiando famílias da Faixa 1, com renda bruta familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640), contemplando prioritariamente o público do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Oito municípios de Mato Grosso foram contemplados: Confresa; Cuiabá; Juara; Juína; Pontes e Lacerda; Rondonópolis; Tangará da Serra e Várzea Grande.
“O maior sonho do povo pobre deste país é ter uma casa própria. Ter uma casa é ter um ninho seu. É não ter que procurar um galho a cada primavera, é não ter que correr a cada chuva, é ter um lugarzinho que é seu”, ressaltou, em seu discurso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em conversa com Jader Filho e a equipe do Ministério das Cidades, a vereadora sinopense reforçou o pedido para a conclusão do Residencial Nico Baracat e a construção de duas creches na região.
“Desde o início, o projeto do Nico Baracat tem a previsão da construção de duas creches que necessitam de repasses federais. Em outra oportunidade já havíamos solicitado o atendimento dessa demanda ao ministério, e agora fizemos novamente essa cobrança, sabendo do compromisso do governo com a educação”, declarou a parlamentar.
As obras do conjunto habitacional Nico Baracat, fruto do programa Minha Casa, Minha Vida, foram iniciadas em 2013 e estavam paralisadas até o ano de 2021. No projeto, está prevista a construção de 1440 apartamentos. A entrega das primeiras etapas está prevista para os próximos meses.
“O Residencial Nico Baracat é um sonho da população sinopense. O projeto iniciado em 2013 vai poder, enfim, ser entregue no governo do presidente Lula, e, em conversa com o Presidente reforçamos o convite para que ele venha pessoalmente realizar a entrega desse conjunto habitacional para o povo de Sinop. Teremos alegria em recebê-lo em nosso município”, concluiu a vereadora.
Ainda em Brasília, a vereadora cumpriu agenda nos Ministérios do Direito Humano e Cidadania, da Cultura, da Agricultura e da Igualdade Racial, além de reuniões com deputados na Câmara Federal. Nos próximos dias, a parlamentar participará ainda de uma atividade de Comunicação e mudança climática, em preparação para as discussões da COP 28.
