Graciele participa de 6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

A vereadora de Sinop, Professora Graciele (PT), participou entre os dias 7 a 9 de setembro do 6ª Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. Realizado desde 2013 pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Fórum vem se consolidando como importante espaço de interlocução sobre o tema.

Neste ano, o evento reuniu no Rio de Janeiro (RJ) profissionais que atuam junto aos serviços de saúde mental e Direitos Humanos, pesquisadoras(es), estudantes e autoridades para dialogar sobre as experiências de protagonismo pela democracia e direitos humanos, além de palestrantes e conferencistas referências na área de assistência, gestão e pesquisa.

Segundo a presidenta da Abrasme Ana Paula Guljor, “O 6º FDHSM acontece em um momento de retomada do processo democrático no país. Os fóruns de direitos humanos e saúde mental da Abrasme têm como característica uma programação voltada para as agendas nacionais que permite além do debate, uma reflexão e intercâmbio de experiências entre atores do cenário nacional, movimentos sociais, pesquisadoras e pesquisadores, familiares e usuárias e usuários, estudantes e trabalhadoras e trabalhadores do campo dos direitos humanos e também da saúde mental”.

Representando o município de Sinop na mesa “Executivo, legislativo e controle social: participação e gestão na política de saúde mental brasileira”, a vereadora ressaltou a atuação dos representantes políticos no fomento de políticas públicas de saúde mental para os municípios.

Na útlima noite, a vereadora Graciele participou também do grande debate de encerramento que discutiu “Expressões da liberdade, cidadania e direitos humanos: vidas despatologizadas”, ao lado do Presidente de Honra da ABRASME, Paulo Amarante, e do Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho.

“pelos que vieram antes de nós, não podemos recuar. Precisamos mostrar que quem pratica o ódio, quem tenta nos cercear a liberdade, que são contra os direitos humanos e a cidadania, não irão nos derrotar. Precisamos brigar por recursos e por políticas públicas para o avanço dos nossos direitos e pela construção de uma vida mais justa para todos”, afirmou Graciele.

O próximo encontro realizado pela Abrasme está previsto para 2024 em Belém-PA.