Mandato Popular - Professora Graciele
Procurar por:
Fique por dentro

NOTÍCIAS

Construção coletiva: Pré-candidata a Deputada Federal, Professora Graciele lança vaquinha virtual para financiar campanha popular

A pré-candidata a deputada federal, Professora Graciele, deu um passo decisivo rumo ao fortalecimento de seu projeto político em Mato Grosso com o lançamento oficial de sua vaquinha virtual de arrecadação. Apostando em um modelo de financiamento coletivo e transparente, a iniciativa convida a sociedade a participar ativamente desde o início da construção de uma candidatura que visa dar voz e representatividade à classe trabalhadora no Congresso Nacional.

Um Congresso a favor do povo e alinhado à reconstrução do país

Para a pré-candidata a deputada federal, o Brasil atravessa um período crucial onde consolidar os avanços sociais é uma prioridade urgente. Ela destaca que o projeto de reconstrução do país já obteve conquistas históricas sob o governo do presidente Lula, mas enfatiza que o sucesso de longo prazo depende diretamente de uma mudança estrutural no Poder Legislativo.

“Para consolidar essa transformação e elevar o país a uma nação cada vez mais rica e soberana, precisamos de um Congresso Nacional que de fato defenda o povo e a classe trabalhadora”, defende a pré-candidata a deputada federal.

Trajetória de coragem, oposição firme e representatividade feminina

A bagagem política da Professora Graciele é marcada pela defesa convicta de suas bandeiras em cenários desafiadores. Durante a legislatura de 2020-2024, ela atuou como vereadora em Sinop, onde cravou seu nome na história local como a única mulher na Câmara Municipal e a única voz de oposição firme e coerente na região contra a tentativa de golpe de estado de 8 de janeiro de 2023 e seus apoiadores. Em 2025, expandiu sua atuação ao assumir a cadeira de deputada estadual na qual estava como suplente do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Aliando a vivência de sala de aula com a prática parlamentar, a pré-candidata a deputada federal reitera que a educação, a soberania nacional e o desenvolvimento socioeconômico precisam caminhar lado a lado.

“Chegou a hora de darmos um passo ainda maior. É um momento único na nossa história, e a representatividade feminina e popular em Brasília é fundamental para barrar retrocessos e aprovar mais direitos. Por isso, coloco meu nome como pré-candidata a Deputada Federal, por um Congresso a favor do povo!”, declara Graciele.

Engajamento e a força do financiamento coletivo

A estratégia de lançar a vaquinha virtual reforça o DNA comunitário do projeto. A pré-candidata a deputada federal por Mato Grosso acredita que a independência política nasce justamente do apoio vindo das bases populares, livre de amarras com grandes conglomerados econômicos.

De acordo com Graciele, o objetivo é envolver o cidadão comum de forma direta na jornada eleitoral:

“Uma campanha popular precisa de apoio do povo, e é por isso que estamos criando uma vaquinha para o nosso projeto. Acreditamos que a política fica mais forte quando é construída a muitas mãos, com a participação de pessoas que acreditam em um projeto popular. Cada contribuição, independente do valor, ajuda a ampliar essa caminhada e mostra que a mudança vem da união do nosso povo.”

A educadora lembra ainda que o engajamento vai além do aspecto financeiro. Quem compartilha as propostas e ajuda a espalhar a mensagem também cumpre um papel vital. “Toda ajuda conta e toda participação faz a diferença. Se você acredita nessa ideia, faça parte da nossa vaquinha e participe dessa construção desde o começo”, finaliza a pré-candidata a deputada federal.

Interessados em apoiar a candidatura podem contribuir com valores a partir de 5 reais pelo site https://apoiar.me/profagraciele

Professora Graciele amplia debates em Cuiabá e na Baixada: do Hip Hop às comunidades rurais

A pré-candidata a deputada federal, Professora Graciele, intensificou sua agenda de debates na capital e em municípios vizinhos, consolidando um diálogo direto com diferentes segmentos sociais. Com forte atuação na educação, ela tem percorrido bairros populosos, regiões ribeirinhas, assentamentos rurais e espaços de efervescência cultural urbana. O objetivo é ouvir as principais demandas da população mato-grossense para subsidiar suas propostas no Congresso Nacional.

Diálogo nos bairros da Capital e na Baixada Cuiabana

Em Cuiabá, a pré-candidata a deputada federal participou de atividades em grandes polos comunitários como o Pedra 90 e a região do CPA, onde debateu a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana, saúde e projetos para a infância. No tradicional bairro São Gonçalo Beira Rio, berço da cultura cuiabana às margens do rio, a escuta foi voltada para a população local de vários segmentos.

A rota da Professora Graciele incluiu também uma imersão na zona rural e em municípios que compõem a Baixada Cuiabana. A pré-candidata a deputada federal visitou agricultores familiares, comunidades tradicionais e assentamentos em Poconé, Santo Antônio do Leverger, na região do Coxipó e no Distrito de Cangas (em Nossa Senhora do Livramento). Nesses locais, a educadora defendeu a valorização da população Quilombola, fortalecimento da agricultura familiar, o acesso à educação no campo e o escoamento da produção como pilares para fixar o homem na terra com dignidade.

Ocupando espaços públicos e valorizando a cultura de rua, a pré-candidata a deputada federal, Professora Graciele, fez questão de acompanhar de perto a juventude cuiabana. Ela esteve presente na tradicional Batalha de Rima, promovida pelo movimento hip hop na Escadaria La Brisa, no centro de Cuiabá. O local é um ponto de resistência cultural e expressão artística onde jovens se reúnem para duelos de poesia improvisada, abordando temas como a realidade das periferias, a política e o preconceito. Para a pré-candidata a deputada federal, apoiar essas manifestações é reconhecer o hip hop como ferramenta de transformação social, educação e inclusão para a juventude.

Valorização da diversidade e acolhimento LGBTQIAPN+

A agenda da pré-candidata a deputada federal também contemplou espaços de celebração e de direitos humanos da comunidade LGBTQIAPN+. Graciele marcou presença em eventos no Maraffa Bar, conhecido ponto de encontro da diversidade na capital, e prestigiou a premiação do MT Queer, que homenageia personalidades e iniciativas que lutam contra a discriminação no estado.

Além da celebração, Professora Graciele visitou a Casa de Acolhimento MT Queer, uma instituição filantrópica que desempenha um papel social crucial ao acolher e amparar jovens e adultos da comunidade LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade ou rejeição familiar. Na oportunidade, a pré-candidata a deputada federal reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, o combate à violência de gênero e a importância do apoio governamental a espaços de acolhimento e proteção social.

Com essa agenda diversa, a pré-candidata a deputada federal demonstra que seu projeto busca unificar as vozes do campo, das periferias, da juventude e das minorias na construção de um mandato participativo.

Seminário "As três pragas da modernidade " em Lucas do Rio Verde
Seminário “As Três Pragas da Modernidade” percorre MT; Pré-candidata a Deputada Federal, Professora Graciele defende escola em tempo integral e alerta sobre a ilusão das bets

O impacto avassalador do vício em telas, do avanço das drogas e da expansão descontrolada das apostas online (bets) na estrutura familiar tem mobilizado Mato Grosso. Idealizado pelo Senador Carlos Fávaro, o Seminário “As Três Pragas da Modernidade” tem percorrido diversos municípios do estado para ouvir a população e buscar soluções legislativas e sociais concretas.

Entre as vozes de destaque que acompanham as plenárias e enriquecem o debate está a de Professora Graciele, de Sinop, é doutoranda em educação e pré-candidata a deputada federal. Ela participou ativamente dos encontros realizados em Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e nos bairros Pedra 90 e Tijucal, em Cuiabá. Em suas intervenções, a pré-candidata a deputada federal trouxe alertas profundos sobre a urgência de proteger as crianças e o sobre o papel do Estado na assistência e na dignidade das famílias.

Educação em tempo integral e dignidade

Durante a etapa realizada no grande Pedra 90, em Cuiabá, a Professora Graciele, que consolida sua atuação em Mato Grosso como pré-candidata a deputada federal, emocionou o público ao relatar o impacto trágico do excesso de telas no desenvolvimento infantil. Ela mencionou casos alarmantes de crianças com atrasos graves na fala e na alfabetização.

Para a pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB, a resposta para proteger a infância e reestruturar as famílias passa obrigatoriamente por políticas públicas robustas de educação:

“Educação em período integral não é assistencialismo, não é só para ter alguém para cuidar. É sim para garantir a possibilidade de a mãe trabalhar fora e ajudar no sustento da família, mas é, acima de tudo, uma formação verdadeira”, defendeu a professora.

A pré-candidata a deputada federal enfatizou que o papel do Estado é garantir que os filhos da classe trabalhadora aprendam com dignidade. Para ela, isso significa ter acesso assegurado ao lazer, à cultura para além das matérias tradicionais, tudo em uma escola estruturada e acolhedora.

A armadilha das bets e o mundo do crime

Na passagem do seminário por Lucas do Rio Verde, o debate focou fortemente em como a falta de oportunidades empurra a juventude para a criminalidade e como as apostas virtuais (como o “jogo do tigrinho”) destroem orçamentos domésticos.

Na oportunidade, a pré-candidata a deputada federal, Professora Graciele, alertou para o perigo do vazio social:

“Se você não tem oportunidade de atuação, se não tem escola em tempo integral, se não tem oferta de lazer e de cultura, o mundo do crime abraça a juventude e as nossas crianças no pior sentido. ”

A educadora e pré-candidata a deputada federal também apresentou uma análise cirúrgica sobre o perfil dos apostadores das bets, associando o vício à forte pressão social imposta aos homens:

“Muitas vezes a esposa nem sabe. Foi dito ao homem que ele precisa dar conta do sustento da família sozinho. Diante de trabalhos precarizados que pagam mal e jornadas exaustivas de trabalho, ele quer uma alternativa para não se sentir um fracassado. Ele vê nas bets, com toda essa propaganda permitida no Brasil, a ilusão de melhorar de vida. Jogando, ele perde o pouco que ainda tem.”

Escuta popular para transformar o Congresso

O formato itinerante do seminário, que já movimentou comunidades tradicionais e populosas como o Tijucal e polos como Rondonópolis, visa coletar depoimentos reais para subsidiar a criação de leis federais mais rígidas de controle de apostas e proteção à infância.

A ampla aceitação das propostas defendidas pela Professora Graciele reforça o peso de seu posicionamento como uma opção progressista e à esquerda para representar Mato Grosso na Câmara Federal. Os relatos ouvidos em cada cidade deixam claro que as telas, as drogas e os jogos de azar não são problemas isolados, mas engrenagens conectadas que adoecem a saúde mental e corroem a renda dos trabalhadores. É justamente essa realidade que a pré-candidata a deputada federal promete combater com firmeza e políticas estruturantes.

Caravana para todos em São José dos 4 Marcos - MT
Professora Graciele acompanha Caravana “Mato Grosso para Todos” e defende investimentos federais no Oeste e Vale do Araguaia

A Caravana “Mato Grosso para Todos”, liderada pelo senador Carlos Fávaro, percorre o interior do estado com foco no diálogo e na prestação de contas. Uma das presenças marcantes nas agendas recentes foi a da Professora Graciele, pré-candidata da Federação Brasil da Esperança, para Deputada Federal que acompanhou de perto as comitivas que cruzaram os municípios da Região Oeste e do Vale do Araguaia.

O projeto, que utiliza um ônibus no estilo comitiva para se aproximar das bases locais, tem servido como um importante canal de conexão entre as demandas da população e as ações do governo federal em Mato Grosso. Para Graciele, essa imersão é essencial para ouvir o povo e garantir que os recursos continuem chegando na ponta.

Fortalecimento e entregas na Região Oeste

Na Região Oeste, a caravana passou por municípios estratégicos como Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Indiavaí, Salto do Céu e Rio Branco.

Durante as visitas às prefeituras e câmaras municipais, a comitiva destacou entregas fundamentais viabilizadas pela atuação de Fávaro. Em Araputanga e Reserva do Cabaçal, por exemplo, o foco esteve no fomento à agricultura familiar, com forte apoio ao Projeto Solo Vivo, além do repasse de maquinários como tratores, caminhões caçamba e retroescavadeiras. O avanço da infraestrutura urbana (pavimentação asfáltica) e novos investimentos na saúde pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) também foram celebrados pelas lideranças locais.

Pé na estrada pelo Vale do Araguaia

A Caravana também estendeu sua rota para o Vale do Araguaia, cobrindo o circuito composto por Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Pontal do Araguaia e Barra do Garças.

Em Araguainha, Graciele registrou o entusiasmo da recepção da comunidade ao “Time do Presidente Lula”. A cidade celebrou investimentos de mais de R$ 1 milhão aplicados em pavimentação, maquinários e no custeio de materiais permanentes para a Saúde. Já em Barra do Garças e Alto Garças, as agendas reforçaram os recursos federais destinados para programas de habitação (Minha Casa, Minha Vida), recuperação de estradas rurais (Promaq) e estruturação da atenção básica de saúde.

União e compromisso com o futuro de Mato Grosso

Ao lado do senador Carlos Fávaro, e da pré-candidata ao governo do estado Natasha Slhessarenko e de outros deputados e lideranças da federação, Professora Graciele consolidou seu papel de destaque nas discussões sobre o desenvolvimento regional.

“Estamos juntos na estrada, ouvindo a nossa população e reforçando o compromisso com investimentos reais para as nossas cidades. É assim que se constrói um estado mais justo: com união, trabalho e proximidade com as famílias e comunidades”, declarou Graciele.

A Caravana “Mato Grosso para Todos” continuará avançando por outras regiões do estado, mantendo o compromisso de prestar contas e coletar novas demandas para direcionar o orçamento federal rumo às reais necessidades dos mato-grossenses.

Em defesa dos servidores, pré-candidata a deputada federal Professora Graciele Marques participa de Ato Unificado e cobra valorização da categoria

Reafirmando seu compromisso histórico com o funcionalismo público, a Professora Graciele Marques, pré-candidata a deputada federal por Mato Grosso, participou ativamente do Ato Unificado dos Servidores Públicos nesta segunda-feira (25/05), em Cuiabá. O evento reuniu milhares de trabalhadores no Centro Político Administrativo e evidenciou a atuação de Graciele como uma das vozes da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT, PV) na defesa dos direitos trabalhistas e da justiça social no estado.

A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT) — ao qual Graciele é filiada —, pela FESSP-MT e por centrais sindicais, cobrou a abertura imediata de negociações para o pagamento de 18,38% de débitos da Revisão Geral Anual (RGA). O ato também exigiu a extinção da alíquota previdenciária de 14% que penaliza os servidores aposentados e pensionistas, medida que tem gerado o superendividamento de milhares de famílias desde 2020.

A Professora Graciele, que surge mais uma vez como um nome na esquerda progressista mato-grossense para a renovação da Câmara em Brasília, usou a palavra durante a manifestação para contestar frontalmente as justificativas apresentadas pelo governo estadual.


É uma vergonha a RGA não ser garantida. Vivem [os políticos] falando que quererem defender o servidor do endividamento, mas a melhor maneira de nos defender do endividamento é dando o reajuste justo que já foi conquistado com muita luta por todos nós. Então é necessário que o governo, e me perdoe a expressão, tome vergonha na cara e pare de lutar contra o Estado de Mato Grosso… É um desrespeito tremendo [o confisco] com os aposentados e pensionistas que já dedicaram a vida ao serviço público, à população mato-grossense, e agora merecem ser valorizados”, declarou.

A atuação da educadora no ato reflete sua trajetória no serviço público e na atividade legislativa. Reconhecida por sua expressiva votação no Norte do estado, ela projeta levar essas pautas estruturantes para o Congresso Nacional, ampliando o debate sobre a valorização do funcionalismo, a realização de concursos públicos e bandeiras nacionais urgentes, como o fim da escala 6×1.

A mobilização contou com forte adesão da base da educação e de diversos segmentos do funcionalismo público de Mato Grosso. Diante da falta de respostas do Poder Executivo, os movimentos sindicais prometeram intensificar as ações e articular debates nas bases regionais. Unindo a força das ruas ao projeto de renovação política, a pré-candidata a deputada federal Professora Graciele Marques segue acompanhando de perto as negociações, reforçando a urgência de que as reivindicações dos trabalhadores e aposentados sejam transformadas em medidas concretas de valorização. 

Professora Graciele comemora filiação ao PCdoB ao lado da Ministra Luciana Santos (PCdoB)
Professora Graciele Marques oficializa filiação ao PCdoB em ato com lideranças nacionais e projeta 2026

Em um evento que reafirmou sua força política e representatividade, Professora Graciele Marques oficializou sua filiação ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na tarde desta sexta-feira (6 de março), em Cuiabá. Realizado no Hotel Paiaguás, o ato político reuniu nomes de peso da política nacional e estadual, consolidando Graciele como uma das principais apostas da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) para as eleições de 2026.

A cerimônia foi marcada pela presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que também preside o PCdoB nacional. A vinda da ministra a Mato Grosso para o ato simboliza o apoio estratégico do partido ao nome de Graciele.

O evento contou ainda com a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec, entusiasta da trajetória de Graciele, além de figuras como o ex-senador Antero Paes de Barros e a ex-vereadora Edna Sampaio. Representantes do PT e do PV, que integram a federação junto ao PCdoB, também prestigiaram o momento, reforçando a unidade do grupo. Apoiadores, familiares e representantes da comunidade LGBT e União dos Estudantes Universitários (UEE) também estiveram presentes.

Graciele, que já possui uma trajetória consolidada no serviço público e no legislativo — tendo sido a mulher mais bem votada na cidade de Sinop na última eleição a vereadora — destacou que este novo passo é uma evolução natural de sua luta pela educação e pela justiça social.

“Recebo essa filiação com muita alegria e responsabilidade. É um novo momento da minha caminhada e quero seguir contribuindo com a educação, a ciência e o desenvolvimento social do nosso estado, representando principalmente a força do norte de Mato Grosso”, afirmou Graciele.

Com o apoio declarado de Allan Kardec e da executiva nacional do partido, Graciele Marques surge como um nome de renovação para disputar uma vaga na Câmara Federal. O grupo político aposta em sua capacidade de diálogo e em seu trabalho já reconhecido na região Norte para ampliar a voz de Mato Grosso em Brasília.

Para o secretário Allan Kardec, o potencial da professora é indiscutível: “Ela tem história, trabalho e condições reais de representar Mato Grosso na Câmara Federal”, pontuou.

Sinop, 08 de março de 2026

Professora Graciele lidera audiência pública sobre políticas públicas para pessoas com deficiência em Cáceres

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, nesta sexta-feira (27), uma audiência pública com o tema “Desafios e Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência”. O encontro, que será liderado pela deputada estadual Professora Graciele (PT), acontece a partir das 18h, na Câmara Municipal de Cáceres (218 km de Cuiabá). Estarão presentes lideranças e representantes de movimentos em prol da luta por políticas públicas de inclusão. 

A audiência tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade civil, instituições e lideranças que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A proposta é reunir contribuições para fortalecer as políticas públicas voltadas ao tema e discutir medidas que podem ser encaminhadas como proposições ao Legislativo estadual.

De acordo com a parlamentar, a ação faz parte de um planejamento que visa ouvir a população para que possa levar para a Casa Legislativa propostas e projetos que estejam alinhados com a realidade estadual e também municipal. 

“Nosso mandato tem o compromisso de construir políticas públicas com base no diálogo e na escuta ativa da população. Faremos essa primeira Audiência Pública para ouvir as demandas, identificar os desafios e buscar soluções que garantam direitos e inclusão para todas as pessoas com deficiência em Mato Grosso”, afirmou a deputada Professora Graciele.

De acordo com dados do IBGE, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mais de 18,6 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 8,9% da população. Ainda de acordo com o estudo, a região Centro-Oeste apresenta o terceiro maior percentual de pessoas nesta condição.

No entanto, indicadores sociais apontam que essa parcela da população ainda enfrenta barreiras no acesso à educação, saúde, mobilidade urbana e oportunidades de trabalho. Segundo os dados do PNAD, a taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto para as pessoas sem deficiência foi de 4,1%.

Diante dos números, a deputada reafirmou a importância de debater o tema com o objetivo de superar desigualdades que afetam diretamente a vida das pessoas com deficiência. 

“Os dados mostram que as pessoas com deficiência ainda enfrentam desigualdades profundas no acesso aos direitos básicos. Isso só mostra o quanto precisamos debater esse tema para ouvir quem vive essas realidades e pensar soluções que possam ser transformadas em ações efetivas no nosso estado”, finalizou a parlamentar.

Devem participar do evento representantes de entidades representativas, movimentos sociais, órgãos públicos e demais lideranças locais envolvidas com o tema.

Professora Graciele assume vaga na Assembleia e reforça luta por mais mulheres na política de MT

Com um discurso voltado para a defesa das mulheres na política, a agora deputada estadual Professora Graciele (PT) tomou posse nesta quarta-feira (18), durante sessão na Assembleia Legislativa. Ocupando a vaga do deputado Lúdio Cabral, que se licenciou por 30 dias, a parlamentar apresentou como principais bandeiras a defesa das mulheres, o fortalecimento da agricultura familiar e a garantia de direitos para as populações mais vulneráveis.

Com forte atuação no município de Sinop, onde foi vereadora entre 2021 e 2024, Graciele se destacou como a única mulher eleita durante a legislatura. Já em 2022, disputou uma vaga na ALMT e obteve 7.580 votos, ficando como uma das suplentes do PT-MT. Nas eleições municipais de 2024, foi a mulher mais votada para a Câmara de Sinop, conquistando mais de 1.800 votos e a terceira colocação entre todas as candidaturas do município.

Agora, com a licença do companheiro de partido Lúdio Cabral (PT), Graciele assume o mandato na Assembleia Legislativa, tornando-se a segunda deputada em exercício na atual legislatura. Em seu discurso de posse, defendeu a presença das mulheres no parlamento estadual, historicamente marcado por baixa representatividade feminina.

“Reverencio as poucas mulheres que ocuparam e ainda ocupam uma cadeira nesta Casa de Leis. Não podemos esquecer que nós, mulheres, enfrentamos desafios estruturais para abrir caminhos onde antes só havia portas fechadas. A participação das mulheres na política não pode ser uma exceção, precisa ser uma regra”, afirmou a deputada durante sua primeira fala no plenário.

Além do debate sobre a presença das mulheres na política, a também educadora reforçou seu compromisso com políticas públicas voltadas ao meio ambiente, à agricultura familiar, ao combate ao racismo e à inclusão da população LGBTI+. Com experiência na Câmara Municipal de Sinop, Graciele relembrou os enfrentamentos que viveu no legislativo municipal.

“Cada voto que recebi carrega um desejo de mudança real. Estar aqui, pessoalmente, não é uma tarefa fácil depois de toda violência política de gênero que sofri no parlamento de Sinop, mas estarei aqui com muita coragem e luta, em respeito às que vieram antes de mim e brigando por espaço para as que virão depois”, disse ao encerrar seu discurso.

Durante os próximos 30 dias, Professora Graciele exercerá o mandato como parte do rodízio de suplentes do Partido dos Trabalhadores, levando à tribuna da Assembleia Legislativa as vozes e pautas que marcaram sua trajetória: o enfrentamento das desigualdades, a valorização da política feita por mulheres e o compromisso com uma representação popular e combativa.

O fim de um mandato não é o fim de uma luta!

O fim de um mandato não é o fim de uma luta. Embora não tenhamos conquistado a reeleição, sairei da Câmara Municipal com a cabeça erguida, sendo a mulher mais votada e a terceira candidata mais votada de Sinop. Esse resultado vai muito além de um reconhecimento pessoal; é a prova de que a nossa voz, que sempre deu espaço aos excluídos e marginalizados por esse sistema opressor, ecoou e encontrou força.

Infelizmente, nem tudo está sob nosso controle, mas levo comigo a certeza de que dediquei todos os meus dias a fazer o melhor possível, com coragem e comprometimento. Meu coração está em paz por saber que cada passo foi dado em nome da justiça e da igualdade.

A resistência pode deixar a Câmara, mas não abandona a cidade. Escolhi ser professora porque acredito na educação como a ferramenta mais poderosa de transformação. E assim seguirei: nas escolas, no sindicato, nas ruas, nas manifestações. A luta por uma sociedade mais justa continua, onde quer que eu esteja.

Até breve…

Reunião do PT em Sinop reúne Deputado Valdir Barranco e candidatos

No dia 17 de setembro de 2024, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sinop foi palco de uma importante reunião que contou com a presença do Deputado Estadual e Presidente do PT de Mato Grosso, Valdir Barranco. O encontro, que reuniu candidatos a vereadores da cidade e apoiadores do partido, teve como principal objetivo debater táticas eleitorais, realizar uma análise de conjuntura e fortalecer as candidaturas para as eleições municipais que se aproximam.

Durante o evento, Barranco destacou a importância da organização e do engajamento das bases partidárias para garantir uma presença forte do PT no cenário local. Ele também fez uma análise da conjuntura política em Mato Grosso, enfatizando os desafios que o partido enfrenta e as oportunidades que podem ser exploradas na campanha de 2024. “Estamos em um momento decisivo e precisamos estar unidos e preparados para enfrentar as disputas nas urnas com propostas concretas e compromisso com o povo”, afirmou Barranco.

Os candidatos a vereador e vereadora de Sinop pelo PT aproveitaram a ocasião para discutir estratégias de aproximação com o eleitorado, além de reforçar pautas importantes para o partido, como saúde pública de qualidade, educação inclusiva e políticas de desenvolvimento social. A reunião também serviu como um espaço para troca de experiências entre os candidatos e alinhamento das mensagens que serão levadas às ruas durante a campanha.

Os participantes ressaltaram a necessidade de manter um diálogo constante com a população e de fortalecer a base de apoio do partido, especialmente em tempos de polarização política. “Precisamos estar próximos da comunidade, ouvir suas demandas e apresentar soluções que façam a diferença no dia a dia dos cidadãos”, declarou um dos candidatos presentes.

“Arrastão do Time de Lula” reúne candidatos e população em diálogo na Avenida André Maggi

Na manhã do dia 13 de setembro de 2024, a Avenida André Maggi, uma das principais vias de Sinop, foi palco do “Arrastão do Time de Lula”, evento organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com o objetivo de aproximar seus candidatos e candidatas à Câmara Municipal da população local. A ação foi marcada por diálogos diretos entre os postulantes ao cargo de vereador e os trabalhadores e moradores da região, que puderam conhecer as propostas da chapa para as eleições municipais deste ano.

Os candidatos percorreram a avenida, conversando com comerciantes, prestadores de serviço e transeuntes, apresentando suas ideias e destacando a importância do voto consciente nas eleições que se aproximam. Durante o evento, foram abordadas pautas centrais do partido, como o fortalecimento de políticas públicas para a saúde, educação, transporte e segurança, além de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e à defesa dos direitos trabalhistas.

“Estamos aqui para ouvir a população e mostrar que estamos comprometidos com as necessidades reais da cidade”, afirmou Professora Graciele, vereadora e candidata à reeleição pelo partido, destacando a relevância de iniciativas que promovam a inclusão social e o bem-estar dos sinopenses. Outro ponto de destaque nas conversas foi o diálogo sobre os desafios ambientais e as propostas do PT para tornar Sinop uma cidade mais sustentável, com foco na preservação das áreas verdes e na ampliação de espaços públicos de lazer.

O evento reforçou a conexão entre os candidatos e a base eleitoral, num esforço coletivo para engajar mais eleitores e fortalecer o debate público. Além de pedir votos, os participantes enfatizaram a importância de ampliar a presença de representantes comprometidos com as pautas dos trabalhadores no legislativo municipal.

Reunião no Diretório Municipal do PT discute estratégias para eleições de 2024

Na última quarta-feira, 14 de agosto de 2024, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma reunião estratégica que contou com a presença de Altir Antonio Peruzzo, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Mato Grosso e suplente de Deputado Estadual do PT-MT. O encontro foi focado na análise de conjuntura política e nas táticas eleitorais para os próximos meses, em preparação às eleições municipais de 2024.

Durante a reunião, Peruzzo destacou a importância da mobilização popular e da união das bases para enfrentar o cenário político atual. “Estamos em um momento decisivo, e a nossa organização será fundamental para garantir avanços nas pautas sociais e na saúde pública”, ressaltou.

Os membros do diretório também discutiram a necessidade de reforçar as alianças com movimentos sociais, buscando uma articulação que assegure candidaturas fortes. A reunião serviu para alinhar as diretrizes da campanha, com foco na defesa dos direitos sociais, políticas de inclusão e fortalecimento dos serviços públicos.

Além da análise de conjuntura, foram definidos os próximos passos para o planejamento eleitoral, incluindo eventos para engajar a militância e ampliar a participação popular nas decisões do partido. O grupo demonstrou confiança nas possibilidades eleitorais.

Vereadora Professora Graciele se reúne com MST para discutir demandas e celebrar aniversário do movimento em Sinop

No dia 9 de agosto de 2024, a vereadora Professora Graciele (PT) se reuniu com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sinop, para debater as principais demandas do movimento e reforçar a importância da luta por justiça social e reforma agrária. O encontro também serviu para discutir a organização dos atos comemorativos em celebração ao aniversário do MST na cidade.

Durante a reunião, temas centrais como a sustentabilidade agrícola e o desenvolvimento das comunidades rurais foram amplamente debatidos. A vereadora destacou a necessidade de apoiar as práticas de agricultura sustentável, fundamentais para garantir a produção de alimentos e preservar o meio ambiente. “Precisamos fortalecer o apoio às comunidades que produzem de maneira responsável e com respeito à terra, buscando um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e justo para todos”, afirmou Graciele.

Os representantes do MST, por sua vez, apresentaram as demandas do movimento em relação à reforma agrária e às condições de vida nas áreas de assentamento, além de ressaltarem a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social e o fortalecimento da agricultura familiar. A reunião também foi uma oportunidade para planejar os eventos comemorativos do MST em Sinop, destacando as conquistas e desafios enfrentados pelo movimento ao longo dos anos.

Com esse diálogo, a vereadora reforçou seu compromisso com a pauta da reforma agrária e com a luta por mais justiça social no campo, alinhando sua atuação política às necessidades dos trabalhadores rurais de Sinop e região.

PT de Sinop realiza convenção municipal e define candidaturas proporcionais

No dia 27 de julho de 2024, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sinop realizou sua convenção municipal, na sede do partido, localizada no Bairro Jardim Violetas. A reunião, presidida por Graciele Marques dos Santos, teve como pauta principal a definição das coligações e candidaturas para as eleições municipais de 2024. Com o quórum necessário atingido, os trabalhos foram iniciados às 16 horas.

Entre os temas deliberados, destacou-se a decisão de não lançar candidatura própria para o cargo de prefeito, optando por liberar os filiados para apoiarem candidaturas de outros partidos. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos convencionais presentes. Já para a eleição proporcional, o PT confirmou o lançamento de 13 candidatos ao cargo de vereador.

Serão candidatos a vereador e vereadora representando o Partido nas eleições municipais os seguintes nomes: ALESSANDRA GRANDINI, ADALBERTO FRANCISCO, EDSON DOS SANTOS DA SILVA, GRACIELE MARQUES DOS SANTOS, IDALINO REGINATTO, ISRAEL CASSAROTTI, JORSINEI SOBREIRO DE SOUZA, MIRTIS HERREIRO, ODIR LUÍS PARIS, PAULO SÉRGIO DA SILVA, SIMONE DE SOUSA NAEDZOLD, ROSIMAIRE FERREIRA DA SILVA e SÉRGIO MOACIR DE VARGAS.

A convenção também aprovou a composição da chapa proporcional, cumprindo os percentuais mínimos e máximos de gênero exigidos pela legislação eleitoral. Os candidatos agora se preparam para registrar suas candidaturas e prestar contas de campanha, conforme as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Audiência Pública debate Juventudes e Culturas Periféricas com Dep. Renato Freitas (PT-PR)

Na última quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Sinop foi palco de um importante debate para nossa população, na Audiência Publica com o tema “Juventudes e Culturas Periféricas”.  Organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social, e presidido pela vereadora Professora Graciele (PT), o encontro aconteceu no plenário da casa legislativa, reunindo membros da comunidade, jovens e autoridades para discutir os desafios enfrentados pelas culturas periféricas na cidade.

O objetivo principal foi estabelecer um diálogo aberto e produtivo para explorar as dinâmicas culturais que influenciam as regiões periféricas da cidade e buscar a criação de políticas públicas para a juventude.

O destaque da noite foi a participação do Deputado Estadual do Paraná, Renato Freitas (PT-PR), conhecido por sua defesa nas questões sociais e culturais. Freitas ressaltou a necessidade de valorizar as culturas emergentes das periferias, contou sobre a sua experiência enquanto parlamentar e a necessidade da união da juventude trabalhadora nos espaços de poder.

Cláudia Queiroz, analista do Sistema Sócio Educativo e assistente social, também falou sobre a importância de integrar a juventude no reconhecimento e valorização das suas culturas locais. “Precisamos levar para os adolescentes informações sobre a cultura, o que existe na cidade e quais seus espaços, e aqui no debate, conseguimos discutir sobre isso”, comentou Cláudia.

Durante o evento, foram debatidos temas críticos como o acesso à educação, segurança pública, oportunidades de emprego e a valorização das expressões culturais. Os participantes enfatizaram a importância de desenvolver políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades para os jovens dessas áreas.

A audiência foi também uma plataforma para os jovens compartilharem suas experiências e propostas. Com atrações musicais, grafite, batalhas de rima, e muitos debates, o encontro marcou um passo importante na construção de um diálogo mais inclusivo e na busca por soluções que atendam às necessidades das juventudes periférica.

Vereadora assume presidência do PT

A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sinop-MT tem nova direção. Na tarde desta quarta-feira (19), a vereadora Professora Graciele assumiu o cargo de presidenta do diretório partidário no município.

A recomposição foi necessária após a solicitação de afastamento, por motivos pessoais, de Edna Mara Baco, que ocupava o cargo desde 2019.

Graciele, professora e militante do Partido dos Trabalhadores desde a juventude, tornou-se vereadora pela sigla em 2020, ocupando a única cadeira petista na Câmara Municipal de Sinop. Sua atuação no mandato é marcada pela coragem, enfrentamento e defesa da classe trabalhadora no município, alinhada aos princípios do partido.

“Com a mesma força e seriedade com que conduzimos o mandato, levantamos as bandeiras e lutamos pela defesa dos trabalhadores, é assim que conduziremos o Partido dos Trabalhadores na presidência. Temos certeza de que contamos com uma militância aguerrida que nos ajudará na construção desse projeto e na condução do PT. Nosso partido está se organizando para as eleições municipais e o nosso objetivo ao assumir a presidência é posicionar o Partido dos Trabalhadores como uma alternativa no debate dos interesses da população”, afirmou Graciele.

Vereadora Professora Graciele participa de reunião com militância petista de Sinop

Na noite da última quinta-feira (30), a vereadora Professora Graciele (PT) participou de uma reunião com a militância petista de Sinop-MT, ao lado de outras lideranças do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. O encontro, realizado na sede municipal do PT, contou também com a presença do deputado e presidente estadual do partido, Valdir Barranco.

O evento teve como objetivo discutir estratégias para as eleições de 2024 e apresentar a organização e os projetos políticos do partido à militância. “É sempre uma alegria estar entre os nossos, que lutamos bravamente e construímos o PT em nossos municípios. É especialmente gratificante saber que estamos em sintonia em todas as regiões, construindo chapas fortes e competitivas, preocupadas principalmente com as pautas do povo trabalhador. Temos a tarefa de reconstruir o Brasil, de apresentar um projeto democrático e representativo da classe trabalhadora nos nossos municípios, e o PT é a nossa principal ferramenta de luta. Nós sofremos muito para chegar onde chegamos, e não recuaremos dos nossos espaços”, afirmou a vereadora Professora Graciele.

Em sua fala, o presidente estadual do partido reforçou a importância da organização partidária na região norte do estado e expressou a expectativa de ampliar a bancada petista na Câmara Municipal de Sinop.

Durante a reunião, também foram apresentados os pré-candidatos a vereadores e à Prefeitura de Sinop pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB.

Graciele indica redutores de velocidade nas entradas para as Chácaras Nanci

Foi por meio de indicação que a vereadora Professora Graciele (PT) solicitou a instalação de redutores de velocidade nas entradas para as Chácaras Nanci. A solicitação foi direcionada às pastas de Obras e Trânsito.

“Considerando as reclamações dos moradores das Chácaras Nanci acerca da ausência de acostamento e do tráfego em alta velocidade nas proximidades das entradas, o que tem gerado riscos e dificuldades para realizar a conversão, sugere-se a instalação de redutores de velocidade na região. Essa medida visa garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso às propriedades, contribuindo para a redução de acidentes e incidentes no local”, justificou a parlamentar.

A matéria foi aprovada durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (06).

Em outra indicação, a vereadora solicitou o fechamento dos buracos na Rua Mognos, no jardim Vitória Régia, especificamente na calçada da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e outro na esquina da Rua Elisa Bortolozo Luciano com a Mognos.

As solicitações foram aprovadas e seguem agora ao executivo municipal.

Vereadora Professora Graciele solicita apoio ao Ministro Fávaro na busca pelo desembargo do Assentamento Jonas Pinheiro

Vereadora Graciele solicita e ministro Fávaro intervém em favor de desembargo do Assentamento Jonas Pinheiro

Após mais de 25 anos de incertezas e dificuldades, o Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso-MT, está prestes a ver um novo capítulo em sua história. Na próxima segunda-feira (06), em Brasília-DF, o Governo Federal assinará o desembargo ambiental do local.

Esse avanço contou com a ajuda da vereadora Professora Graciele (PT), de Sinop-MT, que buscou o apoio do senador e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). Reconhecendo a influência e a capacidade de articulação de Fávaro junto à ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a vereadora fez um apelo especial para que o ministro intercedesse em favor das famílias que há décadas esperam por uma solução.

“A situação dessas famílias é uma preocupação constante para nós, e trabalhar para resolver essa questão é uma obrigação nossa enquanto representantes públicos”, destacou a vereadora Graciele. Ela também expressou otimismo com relação ao futuro dos moradores do assentamento: “Com o desembargo, as portas se abrem para finalmente avançarmos na regularização fundiária, trazendo mais segurança e desenvolvimento para a comunidade. São mais de 400 famílias que há mais de 25 anos tentam regularizar seus lotes, e queremos que tão logo essas famílias tenham a demarcação das terras e a tão sonhada escritura em mãos.”

O Assentamento Jonas Pinheiro foi impedido de seguir com a regularização fundiária há cerca de 15 anos, devido a um incêndio causado por um ocupante em um dos lotes, o que resultou em um embargo ambiental. Desde então, a comunidade e seus representantes têm enfrentado uma longa batalha para reverter essa penalidade.

A expectativa é que, com o desembargo que será assinado na próxima semana, o processo de regularização da área possa ter continuidade no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Projeto de Graciele que visa o fornecimento de água potável em eventos de grande porte é aprovado

A Câmara Municipal de Sinop aprovou o Projeto de Lei que torna obrigatório o fornecimento de água potável em shows e eventos de grande porte no município. A proposta é de autoria da vereadora Professora Graciele (PT).

A Lei prevê que eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, com plateia esperada superior a 5.000 (cinco mil) pessoas, realizados em todo o território municipal, ficam obrigados a disponibilizar água, que se enquadre nos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano, gratuitamente para o público participante.

“Este projeto de lei surge com o propósito de resguardar a segurança e o bem-estar dos nossos munícipes ao participar de eventos de grande porte, visando evitar incidentes lamentáveis, como a morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, vítima de exaustão provocada pelo forte calor durante um show da cantora norte-americana Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado. Destaca-se a importância desta legislação para a cidade de Sinop, pois sabemos das condições climáticas extremamente quentes em algumas épocas do ano. O acesso facilitado à água em eventos assume um papel ainda mais crucial nesse contexto, contribuindo não apenas para a segurança e o conforto dos participantes, mas também para a preservação da saúde em um ambiente propenso a altas temperaturas”, justificou a parlamentar.

O Projeto foi aprovado durante a 6ª sessão ordinária do ano, realizada na terça-feira (19), e segue agora para sanção do executivo municipal.

É de autoria de Graciele também o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Sinop a Semana de Conscientização do Voto Juvenil.

A campanha proposta, a ser celebrada anualmente na última semana de março, tem como objetivo promover a participação política e cívica dos jovens a partir dos 16 anos no processo eleitoral, estimulando a reflexão sobre a importância do exercício do voto como instrumento de construção democrática.

Por meio de indicação, a vereadora solicitou a pavimentação asfáltica das Ruas 1, 2, 3, 4 e 5 do bairro Bom Jardim, e a instalação de postes de iluminação na BR-163, entre o bairro Jardim Safira e o viaduto do bairro São Cristóvão.

Reforma Administrativa em Sinop: vereadora Profa. Graciele defende os direitos dos servidores públicos

Nas últimas semanas, um assunto tem sido amplamente discutido no município de Sinop: a Reforma Administrativa.

Em um primeiro momento, o poder executivo apresentou uma minuta que, conforme avaliação dos servidores e sindicatos, prejudicaria a classe. No início da elaboração da Reforma, a vereadora Professora Graciele (PT) havia protocolado um ofício solicitando a participação da Comissão de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP) nas discussões, mas não foi acatado.

“A minuta recebida era muito prejudicial à classe dos servidores públicos. Nós rejeitamos essa minuta, dialogamos com os servidores, participamos de assembleias sindicais para dizer que não queríamos. Agora começa um novo processo de discussão de Reforma Administrativa para todas as áreas”, esclareceu a vereadora.

A partir de agora, inicia-se um novo processo de discussão para apresentar uma nova proposta de Reforma Administrativa. Tão logo essa discussão termine e o projeto for apresentado, os servidores poderão avaliar e apresentar suas opiniões.

As discussões referentes à alteração dos Planos PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e PCCV (Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos) ficarão de fora dessa reforma administrativa.

“Os PCCS e PCCV são situações mais complexas que serão discutidas com mais calma pelos próprios profissionais durante o ano de 2025. Temos profissionais capacitados em Sinop para discutir qual o plano de carreira ideal, e essas discussões serão feitas com o devido cuidado no próximo ano”, concluiu a vereadora Professora Graciele.

A pedido da parlamentar, o espaço da tribuna livre foi ocupado durante as últimas duas sessões ordinárias por representantes sindicais para explanar sobre a reforma administrativa. Valdeir Pereira, presidente do Sintep-MT, e Adriano Marlon Perotti , presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop ocuparam o espaço para transmitir aos vereadores e à sociedade sinopense a visão dos servidores quanto à reforma administrativa.

Governo Lula entrega 576 apartamentos do Nico Baracat

Nesta sexta-feira (26), o Governo Federal realizou a entrega de 576 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Sinop. A entrega de chaves é referente a 2ª e 4ª etapa do Residencial Nico Baracat e será o novo lar de 2.304 pessoas. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da cerimônia representando o Presidente Lula e destacou a importância da entrega e do trabalho integrado.

“Agradeço ao presidente Lula, que me designou aqui para cumprir essa importante missão. Foram mais de dez anos de espera até a conclusão das moradias. O Minha Casa, Minha Vida é de fato um grande programa do Governo Federal”, pontuou. “Como diz o presidente, governar é gerar oportunidades e felicidades para a população. O jeito mais fácil de alcançar isso é todos dando as mãos. Todos têm que trabalhar para o bem da população”, completou Fávaro.

A vereadora de Sinop, Professora Graciele (PT), participou da cerimônia e falou da emoção da entrega das casas à população Sinopense.

“É tanta emoção que me faltam palavras. Só temos a agradecer ao Presidente Lula e à toda equipe do Governo Federal por um programa tão importante, significativo e acolhedor como é o Minha Casa, Minha Vida. O Residencial Nico Baracat é um sonho da população de Sinop, iniciado no Governo da Presidenta Dilma. Ficamos 10 anos esperando essa conclusão. Com a volta do Presidente Lula esse sonho pode enfim ser concluído”, afirmou a vereadora.

Também estavam presentes no evento o prefeito de Sinop, Roberto Dorner; a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso; O prefeito de Várzea Grande e filho de Nico Baracat, Kalil Baracat; a vice-presidente de habitação da Caixa, Inês Magalhães; e a diretora executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide.

O empreendimento entregue é composto por 26 blocos de quatro andares, com quatro apartamentos por andar. Todas as unidades contarão com toda a infraestrutura interna e externa, além de fornecimento de água, tratamento de esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. A entrega da 1ª, 3ª e 5ª etapa do Residencial Nico Baracat está prevista para o segundo semestre de 2024, com mais 864 novas unidades habitacionais.

O MCMV já teve mais de 480 mil moradias, em todo o país, financiadas somente em 2023. A expectativa é que, até 2026, dois milhões de residências novas sejam entregues. Desde sua criação, em 2009, o programa já entregou cerca de 7 milhões de novas unidades habitacionais espalhadas pelo Brasil. Na faixa 1, que atende às famílias com renda mensal de até R$ 2.640, já foram mais de 1,6 milhão de moradias entregues.

Na ocasião, a vice-presidente de habitação da Caixa, Inês Magalhães, ressaltou que a entrega move a economia local, gerando oportunidades. “Avançamos muito, mas daqui para frente é uma luta que ainda persiste e há muito a fazer. Que no segundo semestre nós estejamos de volta para entregar a outra parte que falta desse empreendimento”, pontuou.

Somente em 2023, o MCMV gerou empregos diretos e indiretos para cerca de 2,6 milhões de brasileiros. Até 2026, a perspectiva é que gere até 10,4 milhões de vagas.

Mandato Popular de Graciele participa de ato contra feminicídio

Na tarde desta quinta-feira (18), manifestantes fizeram um ato público em frente ao Fórum de Sinop para pedir o fim da violência contra as mulheres e justiça para as vítimas de feminicídio de Mato Grosso. Um documento assinado por mais de 170 instituições pede mudanças aos poderes públicos.

A manifestação também foi realizada nas cidades de Várzea Grande, Cáceres, Juína, Pedra Preta, Lucas do Rio Verde, e na capital Cuiabá.

Em Sinop, o ato foi organizado pelo Coletivo Vozes da Periferia e contou com a participação de diversas entidades em apoio à causa.

“Nos reunimos para essa manifesta para lutar por essa causa tão importante e tão nobre, que é o combate ao feminicídio. Lamentavelmente na nossa região foram registrados dois casos de feminicídio em 2024. Esse ato é organizado por coletivo de mulheres de todo o estado de Mato Grosso para pedir justiça pelos 49 feminicídio que ocorreram no Mato Grosso em 2023”, afirmou a vereadora Professora Graciele durante o ato.

O documento protocolado e assinado pelas instituições se chama “Ato por justiça para as mulheres de Mato Grosso” e destacou uma série de reivindicações aos órgãos, como:


Para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o fim de prisão domiciliar para acusados de feminicídio.
Para o Governo do estado, a implantação do plano estadual de políticas públicas para mulheres, com orçamento suficientes para o cumprimento das medidas.
Para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cobre a execução em programas e orçamentos.

Em Brasília, vereadora Graciele se encontra com Presidente Lula e participa de lançamento de nova fase do Minha Casa, Minha Vida

Cumprindo agenda em Brasília, a vereadora de Sinop, Professora Graciele (PT), participou esta semana da primeira seleção de propostas para a Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida. Em evento no Palácio da Alvorada, a parlamentar encontrou-se com o Presidente Lula e se reuniu com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho para encaminhar demandas do município.

“É um dia histórico para o Brasil, em que serão beneficiadas famílias com renda de até dois salários-mínimos. Serão mais 187,5 mil novas unidades habitacionais no Brasil, 2500 em nosso Estado, beneficiando de fato as famílias que mais precisam”, afirmou a vereadora Graciele.

De acordo com o governo, serão construídos mais 1.200 empreendimentos em 560 municípios do país, beneficiando famílias da Faixa 1, com renda bruta familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640), contemplando prioritariamente o público do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Oito municípios de Mato Grosso foram contemplados: Confresa; Cuiabá; Juara; Juína; Pontes e Lacerda; Rondonópolis; Tangará da Serra e Várzea Grande.

“O maior sonho do povo pobre deste país é ter uma casa própria. Ter uma casa é ter um ninho seu. É não ter que procurar um galho a cada primavera, é não ter que correr a cada chuva, é ter um lugarzinho que é seu”, ressaltou, em seu discurso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em conversa com Jader Filho e a equipe do Ministério das Cidades, a vereadora sinopense reforçou o pedido para a conclusão do Residencial Nico Baracat e a construção de duas creches na região.

“Desde o início, o projeto do Nico Baracat tem a previsão da construção de duas creches que necessitam de repasses federais. Em outra oportunidade já havíamos solicitado o atendimento dessa demanda ao ministério, e agora fizemos novamente essa cobrança, sabendo do compromisso do governo com a educação”, declarou a parlamentar.

As obras do conjunto habitacional Nico Baracat, fruto do programa Minha Casa, Minha Vida, foram iniciadas em 2013 e estavam paralisadas até o ano de 2021. No projeto, está prevista a construção de 1440 apartamentos. A entrega das primeiras etapas está prevista para os próximos meses.

“O Residencial Nico Baracat é um sonho da população sinopense. O projeto iniciado em 2013 vai poder, enfim, ser entregue no governo do presidente Lula, e, em conversa com o Presidente reforçamos o convite para que ele venha pessoalmente realizar a entrega desse conjunto habitacional para o povo de Sinop. Teremos alegria em recebê-lo em nosso município”, concluiu a vereadora.

Ainda em Brasília, a vereadora cumpriu agenda nos Ministérios do Direito Humano e Cidadania, da Cultura, da Agricultura e da Igualdade Racial, além de reuniões com deputados na Câmara Federal. Nos próximos dias, a parlamentar participará ainda de uma atividade de Comunicação e mudança climática, em preparação para as discussões da COP 28.

Como olhar para o futuro quando no presente não nos aceitam?

“Não sou nova,
nem sou antiga,
sou inteira.”

A rotina do trabalhador brasileiro é uma sucessão de correrias, onde visamos desempenhar nossas funções da melhor maneira. Por isso, planejo as atividades semanais nos fins de semana, pois além de exercer um mandato parlamentar permaneço lecionando na rede pública de ensino por entender ser um importante vínculo com a comunidade, buscando conciliar as agendas dos dois trabalhos. Nesse dia, entretanto, isso não foi possível. De forma massiva, militantes de extrema direita divulgaram em aplicativos de mensagem a informação falsa de que a Câmara de Sinop, no dia seguinte, votaria um projeto supostamente de minha autoria. Este objetivaria a retirada de milhares de pessoas que defendiam golpe de Estado nas imediações da BR-163, que atravessa a cidade, bloqueando-a. Indignados, pediam que os ‘patriotas’ comparecessem à sessão de segunda.

Em quase três anos como única vereadora e parlamentar de esquerda de Sinop, já fui infantilizada por colegas na tribuna, perseguida por pessoas na rua, tive meu carro riscado duas vezes, diagnóstico médico (constante em atestado protocolado na Câmara) divulgado por assessor de parlamentar e impedida repentinamente de realizar atos formais como audiências públicas, uma delas no dia em que ela ocorreria no legislativo municipal. Aqui, porém, havia uma diferença, muito pessoal: a convocatória acompanhava uma foto de meu filho. A violência política e de gênero também é assim, quando atuar politicamente fornece meios para atingirem aqueles que amamos.

Os fatos ocorridos no dia 28/11/2022 tiveram repercussão nacional, sobretudo após a ligação que o então presidente-eleito Lula me fez, razão pela qual não me estenderei neles. Na sessão legislativa seguinte, porém, vendo o retorno de alguns “manifestantes”, muitos se negando em serem revistados, voltei ao meu gabinete e tive uma crise de pânico. Temia pela minha segurança e de minha assessoria, dado o contexto de permanente desconsideração da legitimidade do exercício do mandato e da desumanização a qual estava sendo exposta mais uma vez com a permissividade da Câmara Municipal. Relato isso pois a naturalização de práticas políticas abusivas, autorizadoras de sua repetição, é um dos casos descritos por Danielle Gruneich e Iara Cordeiro das violências praticadas contra as mulheres detentoras de mandato no livro “O que é Violência Política contra a Mulher?”

Até́ o momento, a resposta aos fatos daquele infame 28/11/2022 podem ser sintetizadas num dos últimos andamentos das apurações, um pedido de arquivamento do caso. Nele, citam, por exemplo, que as verdadeiras vítimas naquele dia seriam os demais vereadores, tendo sua atuação prejudicada por eu “provocar sucessiva e reiteradamente os manifestantes”, sendo, portanto, uma das causadoras do tumulto. Ademais, ficarei documentada como retrato do que ali se chamou de “pessoas exaltadas, em animosidade elevada” e tendo “tom relativamente alterado”.

Uma vez mais recorro a Danielle e Iara, quando escrevem que, pela naturalização das práticas, é comum a não compreensão ou identificação do que é a violência política contra a mulher e, por isso, “em muitos casos, aqueles que têm o dever de atuar institucionalmente por meio da aplicação efetiva dos instrumentos legais, como os partidos políticos ou os órgãos públicos, tendem a minimizar ou desconsiderar esses tipos de denúncias”. Faria um adendo: que também podem estendê-las, praticando-as.

A história das maiorias minorizadas, com especial foco em nós mulheres negras, é a história do atravessamento de violências constantes e cotidianas, sendo impossível compreender sua amplitude dissociando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe. Temos nossos corpos objetificados, criamos filhos sendo mães solo, levando-os nos locais de trabalho – quando aceitam – pela ausência de vagas em creches, submetidas a dupla ou tripla jornada e, se ainda possível nesta realidade, encontramos meios para estudar. É uma luta, sem meio termo, pela sobrevivência.

Precisamos estar atentas, pois há um processo de apagamento como estratégia que visa inibir a organização de movimentos coletivos politizados e, mesmo quando já́ existentes e vocais, interrompê-los de forma brusca e violenta, como feito com Marielle. Sem termos vozes, nos tornando sujeitos, quem fala por nós senão aqueles que buscam a manutenção de uma sociedade patriarcal?

O cerne da violência política e de gênero nasce aqui, justamente nos impedimentos das próprias insurgências surgirem e, com elas, nossa autonomia e centralidade.

Poucas certezas tenho, uma delas é a de que sem luta, sem organização, sem engajamento e enfrentamento político democrático aqueles que nos subjugam enquanto meninas e mulheres, suprimindo nossas subjetividades e anseios, permanecerão onde estão: determinados a capturar nossos votos enquanto pessoas e, quando sujeitas políticas, sendo no máximo toleradas. Vislumbro, porém, caminhos.

Sobre a centralidade, passo seguinte da afirmação da autonomia, para mim ela possui dois sentidos, ambos presentes e indissociáveis das perseguições e violências.

Primeiro, nos situa como parte do todo e não à parte dele, no eu. Reivindico no passado o motivo de estar no cargo que ocupo, ciente de que ele deriva da luta de várias companheiras antes de mim, que resistiram às múltiplas opressões enunciando nossas dores e, ao mesmo tempo, aflorando sua criatividade para encontrarmos na militância os caminhos dos seus rompimentos. No presente, sou esse dever de luta, de força, visando o futuro, pois, em todo o Brasil, segue sendo negado a milhares de mulheres, sobretudo às negras, periféricas e trabalhadoras, o acesso aos espaços políticos institucionais e, uma vez conquistando-os, nossa atuação passa a ser inviabilizada, humilhada, silenciada, perseguida e atacada. Porém, quando isso muda, a mesa vira, ou, como diz Angela Davis, “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.

Noutro sentido, vivendo junto à Amazônia, Cerrado e Pantanal, sou central – somos o centro do mundo, escreve Eliane Brum – quando ocupo um espaço no local que entrelaça várias defesas encampadas hoje pela esquerda. A emergência climática é mais do que real e a crescente força da elite que a causa repercute em todo o território, pois o capital que exaure os recursos hídricos e devasta as matas daqui é o mesmo que, articulado nacionalmente, aprova projetos de Lei como o Marco Temporal.

Justamente pelo medo da força do que vocalizamos é que a violência política contra nós, mulheres progressistas militantes, é gigantesca. Em contraste, o apoio institucional é insuficiente e somos poucas na região, onde o extremismo é enorme. Com isso, vem a dificuldade de atuação a partir de um profundo isolamento político, que abrange atuação perante órgãos públicos, onde nos evitam, conjuntamente a impossibilidade de eventuais tentativas de responsabilização dos ataques sofridos, sendo a assistência jurídica o problema mais evidente para nós que atuamos em cidades de pequeno e médio porte.

Aguardo o momento em que ser reconhecida por pessoas ou autoridades públicas em eventos seja pelos projetos aprovados que propus e não somente por ser “a vereadora de Sinop que foi atacada” na situação x, y ou z.

Este texto é aberto por um trecho do poema “Periférica”, da poetisa mato-grossense Luciene Carvalho, recentemente empossada presidenta da Academia Mato-Grossense de Letras, e primeira mulher negra a assumir a presidência de uma Academia de Letras no Brasil. Finalizo homenageando-a novamente: sejamos inteiras, tudo aquilo que nos negam e que contracorrente nós seremos.

Texto escrito e publicado originalmente para a Coluna Ninja, do Portal Mídia Ninja.

Projeto de Graciele estabelece exigência de igualdade salarial entre homens e mulheres

A partir de agora, todas as empresas contratadas para prestarem serviço para administração pública de Sinop deverão comprovar que estabelecem igualdade salarial entre homens e mulheres. A medida é um projeto de autoria da vereadora Professora Graciele (PT), em parceria com os vereadores Paulinho Abreu (PL) e Célio Garcia (União), e foi aprovado durante a 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (09).

De acordo com o Projeto de Lei aprovado, os órgãos da Administração Pública do município exigirão das empresas vencedoras de processos licitatórios, como condição para assinatura de contrato, a comprovação de igualdade salarial entre homens e mulheres com o mesmo cargo, atribuições, tempo de serviço, e graus de instrução iguais ou equivalentes. 

“A desigualdade salarial entre homens e mulheres é discriminatória e precisa de incentivos para ser combatida. Pessoas com mesmas habilitações e que realizam atividades semelhantes não podem ter remunerações diferentes, especialmente se essa diferença na remuneração ocorre em prejuízo da remuneração da mulher nesse comparativo. É sabido que as mulheres têm mais dificuldade de acesso e permanência no mercado de trabalho em razão de atribuições socialmente impostas com o trabalho doméstico e de cuidado. Essa dificuldade também é revelada no acesso aos mesmos benefícios e salário percebidos pelos homens no mercado de trabalho”, afirmou a vereadora Professora Graciele.

A vereadora destacou ainda que a proposição é fundamentada na Lei Federal 14.611, sancionada em junho de 2023 pelo Presidente Lula, que trata da equiparação salarial e remuneratória entre homens e mulheres.

O projeto de Lei segue agora para sanção do Prefeito.

Durante a sessão, outro projeto de autoria da vereadora Professora Graciele também foi aprovado, mas deve retornar para mais uma votação em plenário. É a proposta que institui no município de Sinop o Mapa das Violências contra a Mulher.

Graciele homenageia Escola Técnica Estadual de Sinop

Com objetivo de homenagear os profissionais e reconhecer o intenso e importante trabalho em benefício da formação profissional no município de Sinop que a vereadora Professora Graciele (PT) concedeu uma Moção de Aplauso à Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Sinop.

A Moção foi aprovada e entregue durante a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (02). Também durante a sessão, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, pasta responsável pela Escola Técnica, falou sobre os trabalhos realizados pela instituição em Sinop.

“A Escola Técnica Estadual de Sinop atende a demanda de Educação Profissional deste Município e dos municípios pertencentes a este polo, com cursos Técnicos de Nível Médio ofertados para quem está cursando, ou já concluiu, o Ensino Médio, tendo como perfil principais jovens estudantes que buscam formação profissional a fim de inserirem-se no mercado de trabalho, bem como adultos já atuantes que buscam formação profissional formal. O trabalho desempenhado pela instituição é importantíssimo na capacitação dos nossos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou a vereadora Professora Graciele.

Até o ano de 2020 foram ofertadas 5.800 vagas pela Escola Técnica Estadual, distribuídas por 145 turmas de cursos técnicos. Atualmente os cursos técnicos em andamento no Município de Sinop são: Agropecuária, Enfermagem, Edificações e Logística

A vereadora também apresentou duas indicações durante a 32ª sessão Ordinária. Em uma, Graciele aponta a necessidade de realizar a poda parcial de árvore na Avenida das Figueiras com Avenida dos Ipês. Noutra, a parlamentar solicita que sejam realizadas melhorias na sinalização de trânsito no mesmo ponto.

Os vereadores aprovaram também três Projetos de Lei de autoria da vereadora Professora Graciele. Em segunda e última votação foi aprovada a proposta que garante a isenção de IPTU às pessoas com deficiência. Outro Projeto aprovado estabelece a obrigatoriedade da garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres às empresas que contratarem com o Poder Executivo Municipal.

Já em primeira votação, a Câmara aprovou a criação do Mapa das Violências contra a Mulher. O Projeto deve retornar para mais duas votações em Plenário antes de ser encaminhado para sanção do prefeito.

Graciele solicita asfaltamento de estrada

Por meio de indicação, a vereadora Professora Graciele (PT) apontou a necessidade de pavimentação asfáltica da Estrada Perimetral Norte, compreendendo o trecho localizado em frente da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória. O pedido foi direcionado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

“Realizamos essa indicação devido ao fato de que na estrada há muita poeira, o que causa problemas de saúde aos moradores da região, resultando em flagrante redução na qualidade de vida dos munícipes devido à ausência da referida pavimentação asfáltica”, afirmou a vereadora.

A solicitação foi aprovada durante a 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (25).

Em outra indicação, Graciele cobrou a implantação de semáforos no cruzamento das Avenidas Pinheiros com André Maggi, na altura do Jardim Carandá e também no cruzamento das Avenidas Jequitibás com André Maggi, na altura do bairro Boa Esperança.

Durante a sessão, a vereadora aprovou ainda dois Projetos de Lei de sua autoria. Em parceria com o colega parlamentar Mario Sugizaki (Podemos) foi aprovado a proposta de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às pessoas com deficiência ou seus responsáveis legais.

O outro Projeto aprovado, apresentado em conjunto aos vereadores Paulinho Abreu (PL) e Célio Garcia (União) é referente a exigência de garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres às empresas que contratarem com o Poder Legislativo. O Projeto retornará para mais uma votação em Plenário.

Graciele reivindica reparos em asfalto

A necessidade de realizar reparos no asfalto da Rua Projeta 01, no Residencial José Adriano Leitão, foi apontada pela vereadora Professora Graciele (PT), por meio de indicação. A solicitação foi direcionada à pasta de Obras e Serviços Urbanos.

“Solicitamos que sejam realizados os reparos no asfalto, que atualmente se encontra bastante esburacado, na Rua Projetada 01, no Residencial José Adriano Leitão com objetivo de viabilizar o trânsito local com as devidas segurança e eficiência, além de proporcionar maior comodidade aos munícipes”, afirmou a vereadora.

Em outra indicação, a vereadora também solicitou a substituição das lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública da Rua Projetada 01, do Bairro Jardim Nápoles.

As matérias foram aprovadas durante a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (18).

Graciele participa de 6º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

A vereadora de Sinop, Professora Graciele (PT), participou entre os dias 7 a 9 de setembro do 6ª Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. Realizado desde 2013 pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Fórum vem se consolidando como importante espaço de interlocução sobre o tema.

Neste ano, o evento reuniu no Rio de Janeiro (RJ) profissionais que atuam junto aos serviços de saúde mental e Direitos Humanos, pesquisadoras(es), estudantes e autoridades para dialogar sobre as experiências de protagonismo pela democracia e direitos humanos, além de palestrantes e conferencistas referências na área de assistência, gestão e pesquisa.

Segundo a presidenta da Abrasme Ana Paula Guljor, “O 6º FDHSM acontece em um momento de retomada do processo democrático no país. Os fóruns de direitos humanos e saúde mental da Abrasme têm como característica uma programação voltada para as agendas nacionais que permite além do debate, uma reflexão e intercâmbio de experiências entre atores do cenário nacional, movimentos sociais, pesquisadoras e pesquisadores, familiares e usuárias e usuários, estudantes e trabalhadoras e trabalhadores do campo dos direitos humanos e também da saúde mental”.

Representando o município de Sinop na mesa “Executivo, legislativo e controle social: participação e gestão na política de saúde mental brasileira”, a vereadora ressaltou a atuação dos representantes políticos no fomento de políticas públicas de saúde mental para os municípios.

Na útlima noite, a vereadora Graciele participou também do grande debate de encerramento que discutiu “Expressões da liberdade, cidadania e direitos humanos: vidas despatologizadas”, ao lado do Presidente de Honra da ABRASME, Paulo Amarante, e do Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho.

“pelos que vieram antes de nós, não podemos recuar. Precisamos mostrar que quem pratica o ódio, quem tenta nos cercear a liberdade, que são contra os direitos humanos e a cidadania, não irão nos derrotar. Precisamos brigar por recursos e por políticas públicas para o avanço dos nossos direitos e pela construção de uma vida mais justa para todos”, afirmou Graciele.

O próximo encontro realizado pela Abrasme está previsto para 2024 em Belém-PA.

Graciele solicita iluminação no pátio da CASAI

Por meio de indicação, a vereadora Professora Graciele (PT) solicitou a manutenção da iluminação pública no pátio da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI). O pedido foi direcionado à pasta de Obras e Serviços Urbanos

“Realizamos a solicitação para que seja realizada a manutenção da iluminação pública no Pátio da CASAI, com objetivo de proporcionar maior segurança, proteção e conforto aos usuários da entidade. A ausência de iluminação no local prejudica seu devido funcionamento, uma vez que a iluminação adequada é fundamental para a qualidade dos atendimentos”, justificou a vereadora.

A indicação foi aprovada durante a 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (04), e segue agora para o executivo municipal.

Graciele pede iluminação na Estrada Dalva

Com objetivo de proporcionar maior segurança e proteção aos munícipes, a vereadora Professora Graciele (PT) apontou ao poder executivo a necessidade de iluminação na Estrada Dalva. A solicitação foi realizada por meio de indicação à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

“Apresentamos essa indicação pelo fato de que a ausência de iluminação na referida estrada põe em risco a segurança dos usuários, vez que é utilizada por estudantes, trabalhadores e cidadãos de um modo geral”, afirmou a vereadora.

De acordo com Graciele, a solicitação foi apresentada pela vereadora mirim Júlia Anacleto Webber, participante do projeto “Câmara Mirim” da Câmara de Sinop. Júlia havia feito essa indicação à vereadora durante reunião ordinária do legislativo jovem.

A solicitação da vereadora Professora Graciele foi aprovada durante a 27ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (28) e segue agora ao Executivo municipal.

A solicitação visa, ainda, atender à indicação sugestão da Vereadora Mirim Júlia Anacleto Webber, que participa do Programa “Câmara Mirim”, promovido por esta casa e aprovado em Reunião Ordinária que foi realizada em 17 de maio de 2023.

Graciele protocola Projeto para instituir Mapa das Violências contra Mulher em Sinop

A vereadora Professora Graciele (PT) protocolou na última segunda-feira (21) o Projeto de Lei que propõe institui no município de Sinop o Mapa das Violências Contra a Mulher. A proposta foi encaminhada para as comissões de Justiça e Redação e Direitos Humanos e Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de Sinop. 

De acordo com a redação do Projeto, o Mapa das Violências contra a Mulher consiste na sistematização de dados estatísticos sobre as mulheres vítimas de violência atendidas no Município de Sinop, que deverá ser publicado anualmente pelo Poder Executivo no Diário Oficial na semana que antecede o dia 08 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

“Apresentamos esse projeto em 2021 e reapresentamos novamente agora, justamente no mês de agosto, em que a Campanha Agosto Lilás fala sobre o combate violência a violência contra a mulher. Nós não temos em Sinop estatísticas dos casos, dos tipos de violência e das zonas de risco de violência às nossas mulheres. Nossa proposta é justamente sistematizar para termos esses dados que possibilitem formular políticas públicas efetivas de proteção”, declarou a vereadora. 

Ainda segundo o Projeto, para embasamento do Mapa, serão utilizados o Formulário Nacional de Avaliação de risco por Delegacias, Ministério Público e Poder Judiciário, formalizado pela Lei 14.149/2021, como também a notificação compulsória no território nacional do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde público ou privado. O texto ainda ressalta a garantia do sigilo das informações relativas à identificação das vítimas de violência constantes nos documentos, que de modo algum será divulgado, sendo utilizado apenas dados quantitativos. 

O Projeto de Lei deu entrada no Legislativo Municipal e está em fase de análise das Comissões Competentes e de Parecer Jurídico.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Segundo os dados do Ministério Público, o Brasil registrou mais de 50 mil casos de violência contra a mulher em 2022. Em Mato Grosso foram 101 assassinatos de pessoas do sexo feminino no último ano, um aumento de 19% em relação a 2021. 

A proposta da construção do mapa das violências próprio do município é poder consolidar os dados a respeito dos casos e das vítimas e possibilitar a construção de políticas públicas de enfrentamento. Atualmente, os dados referentes a violências praticadas contra mulheres são única e exclusivamente levantados e publicizados, sobretudo, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT).

Graciele requer informações sobre Agricultura Familiar

Por meio de Requerimento aprovado, a vereadora Professora Graciele (PT) cobrou do Prefeito e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, informações referentes à agricultura familiar, sobretudo sobre as famílias que exercem esta atividade dentro do espaço territorial do município de Sinop.

A vereadora quer saber, por exemplo, como ocorre a definição de quem é agricultor familiar no município de Sinop, quais conceitos são levados em consideração na construção dessa delimitação e quantas famílias atualmente se enquadram nessa definição.

Outra questão levantada pela vereadora é referente a renda média e a produção dessas famílias. Graciele pediu ainda se há alguma atividade do poder público voltada a subsidiar para essas famílias a construção de poços artesianos, garantindo a adequada irrigação em suas propriedades.

O Requerimento foi aprovado durante a 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizado na segunda-feira (11), e segue agora ao Executivo Municipal.

Durante a sessão, Professora Graciele solicitou também a substituição das lâmpadas queimadas na Rua Aurora, no bairro Novo Horizonte.

Em Audiência Pública, Câmara debate educação infantil em tempo integral

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Desporto e Assistência Social da Câmara Municipal de Sinop realizou, na tarde desta terça-feira (15), um debate com o tema “Educação Infantil em tempo integral: Desafios e Perspectivas”. A discussão em Audiência Pública foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), presidenta da Comissão.

O evento contou com a participação da Eliane Carvalho, presidente da subsede de Sinop do Sintep, Tania Nunes, Coordenadora de Legislação e Controle Social da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Irene Beber, professora doutora da Unemat, Valdeir Pereira, Presidente do Sintep Estadual, Élide Pavanelli, professora e representante dos pais e mães de alunos. Estiveram presentes também os vereadores Moisés do Jardim do Ouro (PL) e Elbio Volkweis (Patriota).

“Nossa ideia é estabelecer uma cultura de debater a educação infantil porque sabemos que a implantação do tempo integral não se faz em um passe de mágica. Sabemos que há sempre uma equipe no município voltado a esse debate, seja na Secretaria de Educação, nos Sindicatos, seja a Universidade. Sinop progrediu e avançou muito na questão da qualidade da educação infantil, mas, por outro lado, regredimos no aspecto que é a oferta da educação em tempo integral. Por isso é importante retomarmos esse debate”, afirmou a vereadora Professora Graciele.

Segundo dados apresentados durante a audiência, atualmente Sinop conta com 8373 alunos da Educação Infantil, sendo 3351 de creches e 5022 matriculados na pré-escola. Outro dado destacado é a média de crianças nascidas no município, que em 2020 era de 261 crianças por mês, 2021 passou para 279, e em 2022 foram 293 nascimentos a cada mês. Conforme a legislação, toda criança, a partir do seu nascimento, passa a ter direito a educação.

“Todos sabemos que o ideal é a educação infantil em tempo integral, mas com a crescente demanda que temos e que vem aumentando, continua difícil. Enquanto secretaria ficamos felizes que esse debate esteja acontecendo porque não está longe das nossas vistas, nós também temos essa preocupação”, declarou a Coordenadora de Legislação e Controle Social da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Tania Nunes.

“Sou mãe de duas crianças que frequentam a rede municipal e eles recebem uma educação de muita qualidade, mas vejo que de modo geral é só meio período, e isso é uma pena. O questionamento que fica quando olhamos os números é: Onde as crianças do município estão quando elas não estão na escola? Quem abre mão da carreira profissional quando as crianças são pequenas? Quantos homens pais deixaram de trabalhar quando tiveram seus filhos? E quais são as oportunidades de emprego em Sinop para meio período? São questionamentos que devem passar quando falamos de educação infantil em tempo integral, pois ela impacta diretamente a vida, principalmente, das mulheres mães”, reforçou Élide Pavanelli.

As discussões apresentadas na audiência pública devem caminhar para a realização de um fórum que debata e apresenta soluções urgentes para a questão. A Comissão da Câmara, que conta ainda com a participação do vereador Celsinho do Sopão (Republicanos) e Célio Garcia (União), acompanhará e pretende ampliar o debate no município.

Graciele propõe mudanças na notificação de corte de água

Por meio de indicação, a vereadora Professora Graciele (PT), sugeriu à concessionária Águas de Sinop, a necessidade de constar na fatura imediatamente subsequente a não paga, a data do corte de fornecimento de água.

“Atualmente é enviado um reaviso na conta de água e cobrada uma multa, sem realizarem o aviso do dia do corte, que após realizado ainda é previsto um prazo de 48h para que ocorra o religamento. Essa adequação informando a data limite do pagamento é importante, pois dessa forma os consumidores conseguirão se organizar, evitando assim, situações de maiores constrangimentos e problemas”, Explicou a vereadora.

A matéria foi aprovada durante a 24ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (07).

Em outra indicação, a vereadora encaminhou ao Ministério do Trabalho, o apoio e a proposta de elevação da Agência Regional do Trabalho de Sinop para Gerência Regional do Trabalho.

“O estado de Mato Grosso, no que concerne à fiscalização trabalhista pelo Ministério do Trabalho e Emprego, conta com Auditores-Fiscais do Trabalho lotados tão somente na Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRT/MT, localizada na capital Cuiabá, e na Gerência Regional do Trabalho em Rondonópolis/MT. Nesse contexto, a cidade de Sinop, muito embora se trate do quarto maior município em população do estado de Mato Grosso e vivencie uma grande pujança econômica, não conta com nenhum Auditor-Fiscal do Trabalho lotado na unidade do Ministério do Trabalho e Emprego (Agência Regional do Trabalho) nela sediada.”, justificou a vereadora.

Graciele cobra asfaltamento da Estrada Alzira

Foi direcionada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, a Indicação apresentada pela vereadora Professora Graciele (PT), durante a 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop. Realizada na segunda-feira (17).

A parlamentar apontou a Secretaria, a necessidade de realizar as obras de asfaltamento da Estrada Alzira, no trecho das Chácaras de Lazer São Cristóvão. O pedido foi aprovado por unanimidade.

“A presente indicação motiva-se ao fato de que o tráfego no local causa poeira que põe em risco a saúde e o bem-estar dos moradores, em especial das crianças, atacando o sistema respiratório. A solicitação visa, ainda, atender à indicação sugestão do Vereador Mirim Danilo Pereira Barbosa, que participa do Projeto Câmara Mirim, promovido pela Câmara Municipal e aprovado em Reunião Ordinária que foi realizada em 17 de maio de 2023”, afirmou a vereadora.

O Pedido aprovado segue agora ao Executivo Municipal.

Projeto de Graciele institui “Semana do Lixo Zero” em Sinop

Os vereadores da Câmara Municipal de Sinop aprovaram, em segunda e última votação o Projeto de Lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do município a “Semana Municipal do lixo Zero”. O Projeto é de autoria da vereadora Professora Graciele (PT).

De acordo com a proposta, a última semana do mês de outubro será dedicada às ações de conscientização, incentivo ao cuidado do meio ambiente e correto descarte dos resíduos sólidos. O objetivo, segundo a vereadora, é conscientizar e sensibilizar a população para a causa do meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos sólidos a serem descartados, proporcionando uma maior qualidade de vida.

“Incluir a Semana do Lixo Zero no calendário municipal, traz para o poder público a responsabilidade de auxiliar os munícipes na gestão de sus resíduos, garantindo um efeito prático no equilibrio do futuro ecológico de Sinop. A proposta do Lixo Zero estabelece um objetivo comum, etico, social, econômico e pedagógico, focado em orientar a sociedade para a mudança no estilo de vida, para formas sustentáveis que se aproximam do ciclo natural”, afirmou a vereadora.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (03), e segue agora para sanção do Prefeito.

Graciele pede ampliação de laterais da BR-163 que liga centro ao trevo de Juara

A necessidade de realizar a ampliação ou alargamento das lateria da BR 163, foi apontada pela vereadora Professora Graciele (PT), por meio de indicação. Segundo a matéria, a ampliação deve ser feita na rodovia vicinal, no perímetro urbano de Sinop, que compreende o trevo de Juara até o centro do município.

“Solicitamos que seja realizada a ampliação daquele trecho que liga o centro do município até o trevo de acesso à Juara, visando garantir mais segurança aos motoristas e uma fluidez ao trânsito local”, afirmou a vereadora.

Em outra matéria, a vereadora apontou a necessidade de construir um viaduto ou instalar um semáforo no cruzamento da BR 163, no bairro Gente Feliz. Segundo a parlamentar, o pedido tem por objetivo reduzir o elevado número de acidentes de trânsito, bem como, descongestionar o tráfego local em horários de pico.

As solicitações foram aprovadas durante a 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (26).

Durante a sessão, os vereadores votaram, em primeira votação, o Projeto de Lei de autoria de Graciele, que institui no calendário oficial de eventos do município a “Semana Municipal do Lixo Zero”, dedicada às ações de conscientização, incentivo ao cuidado do meio ambiente e correto descarte dos resíduos sólidos. A proposta deve retornar para mais duas apreciações em plenário.

Graciele pede instalação de cercas na UBS do bairro Palmeiras

A vereadora Professora Graciele (PT), aprovou, por meio de indicação, a solicitação ao executivo da implantação de cerca nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Palmeiras.

“Solicitamos a instalação da cerca na UBS do bairro Palmeiras, com o objetivo de garantir segurança e proteção dos servidores e usuários daquela unidade de saúde. Esse é um pedido dos próprios moradores da região que nos procuraram com essa demanda”, afirmou a vereadora.

O pedido foi aprovado durante a 19ª sessão ordinária e segue agora ao executivo municipal.

Durante a sessão, a vereadora homenageou com o título de Cidadão Sinopense Honorário o Professor Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira.

Graciele solicita melhorias no bairro Jardim Araguaia

A vereadora Professora Graciele (PT) solicitou, por meio de indicação, melhorias para o bairro Jardim Araguaia. As demandas apresentadas pela parlamentar foram direcionadas à pasta de Esporte, Obras e Trânsito.

Graciele apontou a necessidade de instalar um parquinho infantil e de construir uma academia ao ar livre na esquina entre as avenidas Barra do Garças e Pontal de Araguaia.

Em outra indicação, ainda buscando melhorias para a mesma região, a vereadora cobrou a limpeza da área e do perímetro da rotatória localizada entre as avenidas, bem como a pintura de sinalização, instalação de placas de trânsito e construção de faixa elevada no local.

“Nossas duas indicações atendem pedidos da população que mora no bairro Jardim Araguaia, e deseja ter um espaço para a realização de exercícios físicos e área de lazer. Bem como, a sinalização do cruzamento entre as avenidas Barra do Garças e Pontal de Araguaia, possibilitando maior segurança para os munícipes que ali trafegam”, afirmou Graciele.

Os pedidos foram aprovados durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop e segue agora ao executivo municipal.

BIOGRAFIA

Graciele Marques dos Santos é Professora da Educação Básica e do Ensino Superior, natural de Iporã/PR, nascida em 24 de junho de 1985, filha de Antonio José dos Santos e Vilma Marques de Oliveira Silva, mãe de Eric Bruno dos Santos Farias.

Quando sua família veio para Sinop ela tinha apenas três anos de idade. Sua infância se dividiu entre as vivencias em bairros periféricos do município e em sítios onde a família trabalhou.

Realizou toda a educação básica em escolas públicas de Sinop e trabalha desde os 12 anos de idade.  Já trabalhou de empregada doméstica, de babá, de serviços gerais em serralheria, de zeladora, esteticista, auxiliar de professora, trabalhou ainda na diretoria de juventude do município, no cerimonial da prefeitura e atualmente exerce a função de professora concursada da Rede Estadual de Educação Básica e como professora contratada do Ensino Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Foi a primeira pessoa de sua família a ingressar em um curso de ensino superior, realizando o curso de Pedagogia na UNEMAT, campus de Sinop. No mesmo campus também realizou um Especialização em Docência no Ensino Superior. Ainda na UNEMAT, realizou um Mestrado em Educação no campus de Cáceres/MT. Durante o período que esteve em Cáceres para realizar o mestrado também desenvolveu e participou de projetos junto às periferias daquele município através do Centro de Referência em Direitos Humanos da UNEMAT.

Desde sua pré-adolescência atua em projetos sociais, iniciando suas experiências com atuação em grupos de jovens em igrejas, em seguida em uma ONG que desenvolvia projetos com adolescentes das periferias de Sinop para mantê-los longe das ruas e incentivá-los a estudar. Atuou em várias ações junto ao movimento negro, movimento de mulheres, movimentos de juventude, movimentos culturais, movimentos em prol da educação pública e gratuita, entre outros. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNEMAT.

É sindicalizada ao Sindicato dos Profissionais da Educação de Mato Grosso-SINTEP e à Associação dos Docentes da Unemat – ADUNEMAT, faz parte do Coletivo Sinop Para Elas e através desses desempenha sua luta em favor da valorização e respeito às mulheres, em favor da educação de qualidade e em defesa das minorias.

Em 2020 foi eleita vereadora de Sinop pelo Partido dos Trabalhadores, com 1122 votos, tornando-se a única mulher a compor o legislativo para a Legislatura 2021-2024.

Nas eleições de 2022 concorreu ao cargo de Deputada Estadual pelo Estado de Mato Grosso, recebendo 7580 votos.

Graciele solicita recapeamento de avenida no bairro Jardim Araguaia

A necessidade de realizar o recapeamento asfáltico da Avenida Amélia e Pantanal, do bairro Jardim Araguaia, foi apontado por meio de indicação pela vareadora Professora Graciele (PT). O pedido foi direcionado às pastas de Obras e Trânsito.

“Solicitamos ao executivo o recapeamento de duas avenidas do bairro Jardim Araguaia, que se encontram bastante danificadas, com intuito de evitar acidentes e prejuízos aos munícipes, e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região”, justificou a vereadora.

Em outra indicação, também voltada para a área do trânsito, Graciele solicitou a construção de faixa elevada na rotatória da praça Luis Otávio Loureuro de Carvalho, em frente a Paraná Materiais de Construção.

As indicações foram aprovadas durante a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (29).

Durante a sessão, a vereadora apresentou ainda um requerimento, pedindo à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, informações a respeito dos docentes das escolas municipais de ensino infantil que lecionam Língua Inglesa. A parlamentar quer saber quanto professores atuam no ensino da língua, qual a formação e em quais escolas eles atuam atualmente.

Graciele solicita reforma em quadra da Escola Nossa Senhora da Glória

A vereadora Professora Graciele (PT) apresentou duas demandas ao Executivo Estadual durante a 15ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (22). Os pedidos são direcionados às pastas de Infraestrutura, Educação e Esporte.

Por meio de indicação, a vereadora solicitou a realização de uma reforma na quadra poliesportiva da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, localizada no bairro Alto da Glória.

“A quadra poliesportiva é um espaço importante na escola, sendo utilizado para a prática da educação física, esportes, momentos de recreação. Por isso solicitamos a reforma urgente desse espaço da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, que atualmente está bastante deteriorada, com objetivo de proporcionar uma maior qualidade de vida para os estudantes e os servidores poderem desenvolver um trabalho com qualidade”, justificou a vereadora.

Em outra indicação, a parlamentar solicitou a limpeza das laterais da Rodovia MT-222, entre o Residencial Aquarela Brasil e a Ponte. De acordo com a vereadora, a via é utilizada diariamente para atividades físicas, necessitando da limpeza do matagal alto.

As matérias foram aprovadas e encaminhadas ao Poder Executivo do Estado.

Graciele solicita iluminação pública em trecho da Av. Bruno Martini

A vereadora Professora Graciele (PT) aprovou duas indicações durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (15). As demandas são direcionadas para as pastas de Obras e Saúde.

Para a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, a parlamentar solicitou a instalação de iluminação pública na Avenida Bruno Martini, no trecho próximo ao Aeroporto Municipal.

“A instalação nesse trecho se faz necessário porque no momento se encontra totalmente sem iluminação, com elevado perigo aos munícipes que trafegam pelo local”, afirmou a parlamentar.

Em outra indicação, essa direcionada à Secretaria Municipal de Saúde, Graciele pediu que sejam instalados ares-condicionados na Unidade Básica de Saúde Endira Pichler. A solicitação é uma demanda dos pacientes que utilizam a unidade.

Por meio de requerimento, a vereadora solicitou do Poder Executivo informações a respeito do excesso de arrecadação e superavit financeiro no ano de 2022. A parlamentar quer saber de que modo esses recursos foram aplicados e as áreas que foram estabelecidas como prioritárias para reforço orçamentário pelo Prefeito de Sinop. Em outro requerimento, Graciele cobrou também informações a respeito de contratos da gestão municipal.

Graciele sugere disponibilizar banheiros e bebedouro no entorno do Gigante do Norte

Por meio de indicação, a vereadora Professora Graciele (PT) sugeriu ao poder executivo, a necessidade de disponibilizar banheiro e bebedouro no entorno do Estádio Municipal Massami Uriu, conhecido como Gigante do Norte.

“O intuito de nossa indicação é melhorar a qualidade de vida da população, facilitando a prática de esportes e lazer. Muitas pessoas utilizam o entorno do estádio para praticar atividades físicas, caminhadas, e a disponibilização de bebedouros e banheiro trariam benefícios para essa população”, afirmou a vereadora.

Em outra indicação, a vereadora solicitou o recapeamento asfáltico no cruzamento da Rua Paulo Alberto Pan com a Rua Cabo Manoel Agostinho Nascimento, no bairro Jardim Boa Esperança.

As matérias foram aprovadas durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (08), e segue agora para o executivo municipal.

Projeto cria “botão do pânico” para combater violência contra mulheres

A Câmara Municipal de Sinop aprovou, em primeira e única votação, o Projeto de Lei de autoria do vereador Célio Garcia (União) e da vereadora Professora Graciele (PT), que institui o chamado “Botão do Pânico” à mulheres vítimas de violência, com medida protetiva. O Projeto, aprovado por unanimidade, segue agora para sanção do Prefeito.

De acordo com o projeto aprovado, o funcionamento do dispositivo será realizado através de ações integradas do Poder Executivo, com o Poder Judiciário, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop e o 11º Batalhão da Polícia Militar/MT. Ao ser acionado por uma mulher em risco de ser agredida, um alarme será acionado na Unidade Policial mais próxima, que deslocará imediatamente uma viatura para atender a ocorrência.

“Essa Lei tem como objetivo dar atendimento emergencial e prioritário às mulheres vítimas de violência doméstica que possuam a medida protetiva e estejam sob grave risco. O Botão do Pânico será concedido a vítimas de violência doméstica por meio de decisão judicial. Quando o Botão do Pânico é acionado, a Central da Polícia Militar, detecta a posição geográfica atual da vítima e grava áudio do ambiente onde o celular se encontra, quando a ocorrência é aberta. Ao receber o chamado, a Central da Polícia Militar encaminhará a viatura mais próxima disponível ao local e transmitirá, aos agentes responsáveis, todas as informações necessárias para a realização do atendimento”, explicou o vereador Célio Garcia.

Para a vereadora autora, Professora Graciele, a implantação desse recurso será uma importante medida na prevenção da violência doméstica. “O botão do Pânico é uma medida importante para a prevenção da violência doméstica, pois permitirá que as mulheres solicitem imediatamente ajuda em caso de ameaça ou agressão. Além disso, este projeto também pode contribuir através da sensibilização sobre a importância de combater a violência contra as mulheres. A violência doméstica é uma questão grave e complexa que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. É hora de agirmos e tomar medidas concretas para proteger as mulheres vítimas de violência.”, afirmou.

O Projeto foi aprovado durante a 5ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (13), no Plenário Jorge Abreu.

Graciele solicita transporte para alunos da Escola Paulo Freire

A necessidade de disponibilizar transporte para os alunos da Escola Estadual Paulo Freire, foi apontada pela vereadora Professora Graciele (PT), por meio de indicação, durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (06).

De acordo com a parlamentar, os alunos estão sem transportes e acabam sendo prejudicados em seu aprendizado. “Fizemos uma indicação para que o executivo crie uma parceria com o Gov. do Estado para que os alunos tenham o transporte garantido e em dialogo com o prefeito, solicitamos que seja cobrado do Estado uma maior celeridade na reforma da escola, garantindo o bem-estar de seus estudantes”, afirmou a vereadora.

Em outra indicação, a parlamentar cobrou a substituição das cadeiras odontológicas da Unidade Básica de Saúde Rui Fernando Barbosa, visando retomar os atendimentos odontológicos na UBS.

Ainda durante a 4ª sessão ordinária, Graciele homenageou, com uma Moção de Aplausos, a Sra. Mitsu Castilho de Carvalho e o Sr. Renato Costa Lima, em razão do intenso trabalho realizado em benefício da alimentação saudável no município.

As matérias foram aprovadas e encaminhadas para o executivo municipal.

Graciele preside Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Com objetivo de homenagear e destacar a importância feminina na construção da sociedade sinopense, a Câmara Municipal de Sinop realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quarta quarta-feira (08). A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), única representante mulher na atual legislatura e, homenageou 15 mulheres com o prêmio Mulheres Destaque de Sinop de 2023, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.

O Prêmio Mulheres Destaque de Sinop é entregue anualmente pelo Legislativo, como forma de homenagear às mulheres que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, programas, projetos sociais e trabalhos beneficentes no município.

“O Prêmio Mulheres Destaque é previsto em lei e cada vereador indica uma mulher para ser homenageada. A honraria é entregue durante a sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher. Tivemos mulheres de vários setores da sociedade que foram homenageadas, seja do setor público, privado, movimentos sociais, igrejas… então essas 15 mulheres representam todas as sinopenses nessa homenagem da Câmara Municipal”, ressaltou o presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL).

Entre as mulheres homenageadas está a Irmã Ana Maria da Silva, religiosa da Congregação das Filhas de São Camilo, que destacou a emoção de receber o prêmio. “Fico muito feliz de receber essa homenagem. A participação das mulheres hoje na sociedade é muito grande, em todos os setores, e por isso é importante esse reconhecimento”, destacou.

A professora Clarianna Martins, membro do Coletivo Sinop Para Elas, também foi homenageada, e lembrou que o 8 de março é, sobretudo, uma data para lembrar a luta das mulheres. “Nesse dia Internacional das Mulheres, mais do que parabéns, nós precisamos de projetos de Lei, de políticas públicas que nos possibilitem sobreviver em uma cidade mais adequada para as mulheres. Queremos que se coloquem as mulheres como prioridade nos programas de habitação, de reinserção no mercado de trabalho, que sejam criadas políticas públicas de acolhimento à todas as mulheres, que são parte significativa da nossa sociedade, afinal, somos metade da sociedade, a outra metade são nossos filhos”, afirmou.

Já a homenageada Mercedes Isabel Aparecida Bueno falou da emoção de receber o prêmio. “Foi maravilhoso, emocionante. Estamos aqui representando todas as mulheres de Sinop, e é muito gratificante receber essa homenagem e esse reconhecimento da Câmara Municipal.”

Também receberam a premiação as Senhoras Maria Lucia Fimo da Costa, Eugenia Maria Correa Cardoso, Emiliana Serapilha Mancuso Nicolau, Hilda Braga Hortência de Oliveira, Terezinha Pizani da Silva, Dirce Maria Zortea Antoniolli, Vitória Dias Moreira, Maria Cecília Teixeira de Carvalho Bruno, Rosalina da Silva, Leonir Maria de Carvalho Pedro, Decidia Moreira de Sousa e Erineia Santana de Lima Tunes.

A sessão foi presidida pela vereadora Professora Graciele (PT), que atualmente é a única mulher que compõe o Parlamento municipal. Desde que o Poder Legislativo foi instituído em Sinop, em 1983, 15 mulheres passaram pela Câmara, nove delas foram eleitas para os cargos.

A vereadora lembrou o simbolismo presente na data. “O dia 8 de Março não começa agora, e não é apenas um mês para homenagear as mulheres. Tem uma simbologia muito forte que marca a luta das mulheres. É uma luta por vida digna, por direito humano, pelos direitos das mulheres. É essa luta precisa ser lembrada não só hoje, mas sempre”, afirmou. “Enquanto única mulher da Câmara, eu entendo que devemos ampliar muito a participação feminina ainda, a ocupação delas em todos os espaços, aumentar o respeito no trato com as mulheres. Essa sessão é uma forma de dizer da nossa gratidão e do nosso reconhecimento pelo importante trabalho desenvolvido pelas mulheres na nossa cidade e, reforçar o nosso compromisso quanto legislativo para a promoção de políticas públicas para as mulheres”, concluiu a vereadora Graciele.

Durante a sessão também foram homenageadas as servidoras da Câmara Municipal de Sinop, pelo trabalho que desempenham diariamente na Casa de Leis. Jaqueline Juelg é a primeira mulher a ocupar o cargo de Secretária-Geral, e salientou a importância da celebração. “Foi uma tarde muito especial para nós mulheres aqui da Câmara porque, além da entrega do Prêmio Mulheres Destaques de Sinop que ocorre todos os anos, foi feita uma homenagem para nós, servidoras do legislativo. Foi uma homenagem muito importante e bonita, e esta é uma forma de reconhecimento para nós, pelo trabalho que desenvolvemos e pelas nossas contribuições para a Casa de Leis”, afirmou.

Em encontro com o Presidente Lula, vereadora de Sinop solicita construção de creches e conclusão do Residencial Nico Baracat

Durante a visita do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a Rondonópolis/MT, na última sexta-feira (03), a vereadora de Sinop Professora Graciele (PT) solicitou a conclusão do Residencial Nico Baracat no município. Também participaram do evento a primeira-dama Janja Lula da Silva, a Presidenta do Banco do Brasil Tarciana Medeiros e o Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho, responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

As obras do conjunto habitacional, fruto do programa Minha Casa, Minha Vida, foram iniciadas em 2013 e estavam paralisadas até o ano de 2021. No projeto, está prevista a construção de 1440 apartamentos.

Sobre o encontro, a parlamentar ressaltou a importância de encaminhar as demandas da população de Sinop diretamente ao Poder Executivo Federal.
“O objetivo do nosso encontro com o Presidente Lula foi entregar nas mãos dele uma das ações mais aguardadas pela população, que é a entrega dos apartamentos do residencial Nico Baracat. A casa própria é um sonho do sinopense, e esses 1440 apartamentos, quando entregues, mudarão a vida de muitas famílias”, disse Professora Graciele.

Também relacionado ao residencial, a vereadora pediu ao presidente o encaminhamento de recursos para a construção de duas creches na região.
“Desde o início, o projeto do Nico Baracat tem a previsão da construção de duas creches que necessitam de repasses federais. O projeto delas foi concluído somente no ano passado e, após isso, não houve novos encaminhamentos. Sabendo do compromisso que o governo Lula tem com a educação, solicitei que ele desse atenção para essa demanda”, concluiu a parlamentar.

No mesmo evento, o Presidente Lula reforçou a intenção do governo federal de construir mais de 2 milhões de novas habitações populares por todo o país até 2026, pelo Minha Casa, Minha Vida. A retomada do programa destina 50% dos recursos às famílias que tenham renda média de até 2 salários mínimos.

“Todo mundo tem direito a um teto. Estamos contratando mais 2 milhões de casas para as pessoas que ganham menos e também precisamos criar um programa para setores médios da sociedade. É preciso que a gente construa casas que as pessoas de classe média baixa, os trabalhadores, possam comprar”, discursou Lula.

Graciele requer informações sobre atendimento à parturientes

A vereadora Professora Graciele (PT) solicitou ao executivo, por meio de requerimento, informações sobre a atuação do município no convênio do Estado e a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, no atendimento às parturientes do município. O requerimento foi endereçado à Secretaria Municipal de Saúde.

A parlamentar questiona se o município realiza algum acompanhamento das parturientes atendidas pela Fundação de Saúde Comunitária de Sinop e como funciona essa parceria. Outro questionamento da vereadora é quanto o cumprimento da legislação que garante direitos às mulheres, como por exemplo, do acompanhamento familiar no momento do parto.

A matéria foi aprovada durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na segunda-feira (13), no Plenário Jorge Abreu.

Em outro requerimento, a vereadora solicitou informações a respeito da execução da Lei Municipal que dispõe sobre a construção do Condomínio Portal do Servidor II.

Ainda durante a segunda sessão, Graciele aprovou duas indicações de sua autoria. A primeira, visando melhoria no trânsito, solicitou o recapeamento asfáltico da Rua Rio Verde, no bairro Maria Vindilina. Em outra, a petista apontou ao executivo a necessidade de realizar a limpeza do terreno ao lado da EMEI Cecília Meireles, na Rua das Violetas, no bairro Jardim das Oliveiras.

“apontamos a necessidade de capinar e roçar o matagal nesse terreno, que pertence a prefeitura, com o objetivo de evitar a propagação de doenças, melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, e garantir maior segurança aos pais e alunos que transitam diariamente por ali”, justificou.

‘Repudiam minha existência’, diz vereadora do PT xingada por bolsonaristas

Única petista e única mulher entre 15 parlamentares, a vereadora Graciele Marques dos Santos, 37, vem enfrentando ameaças e desafios dentro da Câmara Municipal de Sinop, cidade a 503 quilômetros de Cuiabá (MT). Exercendo seu primeiro mandato, ela já teve seu o carro riscado duas vezes e precisou ir ao menos cinco vezes na delegacia para registrar ocorrências, duas por ameaças de morte, nos últimos 22 meses.

Na última segunda (28) foi hostilizada durante uma sessão na casa legislativa por grupos de manifestantes golpistas. A motivação dos bolsonaristas teria sido uma fake news que circulou em grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a vereadora iria protocolar um projeto de lei para retirar na cidade os acampamentos pró-golpe de Estado.

Sinop é conhecida por ser um dos principais pontos do agronegócio no país. E é também um reduto bolsonarista: na cidade, Bolsonaro ganhou com 76,59% dos votos na corrida presidencial contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde a vitória do petista sobre o presidente, em 30 de outubro, grupos golpistas realizam manifestações e acampam na cidade. As rodovias da região foram fechadas diversas vezes.

Em entrevista concedida ao UOL Notícias, Graciele desabafou: “Eles repudiam a minha existência”, disse a vereadora sobre a forma como apoiadores de Bolsonaro lidam com seu mandato. “Eu defendo a pauta LGBTI+, defendo o combate ao racismo, defendo a não privatização da educação e da saúde, defendo a preservação da Amazônia. São todas as pautas que incomodam demais”, afirmou.

Os atos golpistas na cidade têm tido apoio da elite política e empresarial da região, incluindo o presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriotas), que já foi filmado em bloqueios nas estradas ao lado de um dos suspeitos de colocar fogo em caminhões — e que foi preso pela Polícia Federal — e da ex-prefeita Rosana Martinelli (PL), suplente do senador Wellington Fagundes (PL).

“É assustador você imaginar que essas pessoas, que se dizem defensoras da família, de Deus e do bem, olham para uma mulher, eleita democraticamente, mãe também, e têm a liberdade e naturalidade de praticar todo tipo de ofensa e ameaça. É muito difícil olhar para isso e saber que estamos muito distantes de mudar essa realidade” Graciele Marques dos Santos, vereadora do PT em Sinop.

Eleita com 1.122 votos em 2020, Graciele é a única petista da Câmara — que tem em sua composição: 3 vereadores do Republicanos, 3 do PL, 2 do PSDB, 1 do União, 1 do Patriotas, 1 do PSB, 1 do MDB, 1 do Pros, e 1 do Podemos. O prefeito de Sinop é Roberto Dorner, do Republicanos.

Nascida no interior do Paraná, Graciele mudou com a família para Sinop aos três anos de idade. Cresceu e fez suas raízes nas periferias da cidade. Sua candidatura é fruto das lutas raciais e sociais.

“Foi uma decisão coletiva. Imaginávamos que seria para construir um capital político para quem sabe, no futuro, eleger. Não imaginávamos que várias pessoas queriam uma candidatura com esse perfil para votar, tivemos a surpresa de ter a oitava colocação no número de votos”, disse a vereadora.

Por isso, o foco do seu mandato é o cuidado com as periferias. “Como eu morei de aluguel por muito tempo, minha família sempre tinha que se mudar e eu conheci todas a mazelas da pobreza por aqui. Com a inquietação por conta dessa realidade, eu sempre participei de movimentos sociais de periferia e movimento negro”, disse.

Antes de ser eleita vereadora, ela trabalhou como empregada doméstica, babá, serviços gerais em serralheria, zeladora, esteticista, auxiliar de professora e integrou a diretoria de juventude do município. Atualmente exerce também a função de professora concursada dar rede estadual de educação básica e é professora contratada da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Cotidiano com violência de gênero

Desde sua campanha para vereadora em 2020, Graciele enfrenta violência de gênero, “seja pelas pessoas que acompanham a minha atuação na Câmara, seja por parte dos próprios vereadores”.

Desde uma reunião pequena até uma sessão pública, sofro tentativas de silenciamento e ofensas verbais. Se uso identificação sobre meu partido, plaquinha da Marielle, tenho que tirar para não correr o risco até de ser cassada, já que quem decide são meus pares, que são de direita”, afirmou.

Depois de duas ameaças de morte e o ataque na Câmara, Graciele afirma que tem medo. “”Não temos segurança e o mandato não disponibiliza uma estrutura para isso. Ainda que seja difícil, financeiramente falando, talvez eu tenho que encontrar alguma medida pessoal. Estamos tentando pensar alternativas para me proteger”, disse.

Nas últimas horas, conta, passou a ter mais apoio do diretório nacional do PT, incluindo o próprio Lula. “Ele me pediu para reunir o material e mandar para a assessoria dele ver como é possível contribuir. Há uma preocupação e é importante. Mato Grosso está pedindo socorro, porque o cenário é desesperador”, afirmou.

Lula usou as redes sociais para se solidarizar com a vereadora. O petista disse que “a violência política de gênero causou danos irreparáveis na política brasileira” e que as “mulheres precisam ser respeitadas na política e nosso país precisa recuperar a paz e a democracia”.

Desistir já passou pela cabeça de Graciele, mas, para ela, permanecer no mandato é sobre a coletividade. “Quando eu olho para o campo pessoal não vale a pena seguir, mas quando eu olho para a coletividade, e para todos que vieram antes de mim, eu não me sinto no direito de desistir, de abandonar”.

Sinop não esperava nunca eleger alguém de esquerda, então não penso na desistência, mas penso em criar mecanismos de me sentir mais segura”.

Lula liga e presta solidariedade a Graciele, vereadora petista hostilizada por bolsonaristas em Sinop (MT)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou, nesta terça-feira (29), para Graciele Marques dos Santos (PT). A vereadora de Sinop, cidade no norte de Mato Grosso, foi hostilizada por bolsonaristas nesta semana, durante uma sessão da Câmara Municipal, por conta de uma fake news.

“Nós temos um cenário ainda muito forte aqui de pessoas que não aceitam o resultado das eleições e tem muitas manifestações antidemocráticas em relação a isso. Eles promoveram vários ataques e desrespeitos. Eu tenho sofrido esse tipo de ataque sempre por ser do PT e por ser de esquerda”, disse Lula na ligação.

O petista questionou a professora registrou o ataque com imagens e pediu que as gravações e fotos fossem enviadas a ele.

“Então mande para mim, querida. Estou te telefonando para te dar um beijo e dizer que estou solidário com você. Vamos derrotar esses fascistas. Tenho muito orgulho e quero te dar um abraço. Qualquer negócio, pode ligar nesse telefone. Tchau, querida”, completou.

O ataque bolsonarista na Câmara começou nas redes sociais, quando uma fake news surgiu dizendo que a vereadora apresentaria um projeto para retirar os manifestantes antidemocráticos das margens da BR-163. Graciele negou que teria feito essa proposta.

Golpistas ocupam Câmara e hostilizam vereadora do PT de Sinop (MT) 

Em mais uma manifestação de incivilidade, machismo e espírito antidemocrático, manifestantes bolsonaristas hostilizaram a vereadora Professora Graciele (PT), nesta segunda-feira (28), durante sessão na Câmara de Vereadores de Sinop, cidade a 503 quilômetros de Cuiabá, capital do Mato Grosso, um dos estados que votou majoritariamente no atual presidente. 

A motivação dos bolsonaristas teria sido uma notícia falsa de que a vereadora iria protocolar um projeto de lei para retirar da cidade os acampamentos de apoiadores de Bolsonaro que não aceitam o resultado das eleições e pedem golpe. 

Vídeos mostram os golpistas, que ocupavam a área destinada ao público no plenário principal, xingando a vereadora e dando-lhes as costas enquanto ela ocupava a tribuna. Entre os impropérios, o grupo a chamou de “vagabunda”, “ratazana” e “filha da p*”. 

Leia também: Projetos buscam punir com prisão ações golpistas e antidemocráticas

Graciele é a única mulher e única vereadora de esquerda da cidade, de um total de 15, e não houve, durante as manifestações, nenhuma intervenção enfática por parte do presidente do legislativo ou de seus colegas em favor da parlamentar. Ao contrário: vídeos registraram Elbio Volkweis (Patriotas), presidente da Casa, assim como outros vereadores, rindo e fazendo pouco caso da situação. Da mesma forma, não houve intervenção das forças de segurança da cidade ou do legislativo municipal. 

Conforme noticiou o UOL, Volkweis também já foi filmado participando de bloqueios em estradas da cidade, ao lado de um dos suspeitos de terem ateado fogo em caminhões. Em Sinop, Bolsonaro teve quase 77% dos votos. A região foi uma das que mais registraram ataques golpistas violentos desde que Lula venceu as eleições. 

Pelas redes sociais, Graciele destacou: “não é a primeira vez que pessoas que se intitulam cidadãos de bem vão até a Câmara desrespeitar uma parlamentar eleita. Hoje, 28 de novembro de 2022, aconteceu mais uma vez. Por que? Eles mesmo criaram uma fake news dizendo que fizemos uma petição e que aprovaríamos na sessão de hoje (28) a retirada das pessoas que corroboram a organização e participação desses atos antidemocráticos Além de acreditarem em uma mentira, não respeitaram meu direito de fala com gritos, vaias, xingamentos e ameaças. Não passarão, exigimos respeito e que sejam responsabilizados”. 

Em nota, o PT do Mato Grosso destacou que “a mobilização dos fascistas contra Graciele ocorreu no final de semana, via redes sociais. Em grupos de aplicativo de mensagens bolsonaristas, circularam áudios com falsas acusações contra a vereadora, o que mobilizou a turba a invadir a Câmara para agredi-la”. 

Além de repudiar os ataques, o partido defendeu que os responsáveis pela violência sejam identificados e responsabilizados pelas autoridades e acrescentou que “tomará todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da vereadora Graciele, bem como sustentar seu direito de continuar exercendo o mandato”. 

Travamos a boa luta, mostramos que um futuro melhor é possível, que um Mato Grosso de todas as vozes é necessário, e reacendemos a esperança no coração do nosso Estado. Agora é seguir em frente, pois a vida é uma luta permanente. Obrigada, Mato Grosso! ❤️⭐️

Campanha – Deputada Estadual 2022

Foram tantos corações que encontramos durante essa caminhada, tanta gente que não deixou de ter esperança mesmo em meio a tanto ódio, tantas histórias, trocas, acolhimento, sorrisos, lágrimas e tanto amor! Estamos imensamente emocionados e gratos com tudo que essa campanha foi capaz de construir e esperamos continuar essa construção de um Mato Grosso de todas as vozes! ⭐️✊🏾❤️